A proposta apresentada tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas implementadas pelos professores das Escolas do Campo nas turmas multisseriadas (1º ao 5º) do município de Vargem Alta-ES, a partir da realização dos programas de formação continuada 2009-2022, destacando as concepções, desafios e perspectivas. Os programas de formação foram realizados através das parcerias do município com o governo federal através do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e Universidade Federal do Espírito Santo. Busca-se também, identificar as contribuições das formações para a realização de práticas pedagógicas críticas e currículos que convirjam com a proposta da Educação do Campo, inserido seus saberes e sua matriz cultural voltada para a diversidade junto aos sujeitos do campo. Para que os objetivos da pesquisa se cumpram, e que se tenha uma melhor clareza dos desafios e possibilidades e contribuições para a formação de professores, será realizada uma pesquisa qualitativa apoiada em referenciais teóricos que versam sobre a Educação do Campo, bem como a legislação que a subsidia a partir dos anos 90, como realização in loco nas escolas e atividade com o grupo focal com 11 professores da rede municipal de ensino que vivenciaram essa trajetória de transformações nas salas multisseriadas, bem como avaliar quais os impactos das políticas de formação a nível local e como eles contribuem para se pensar os rumos, avanços e desafios da formação continuada de professores que atuam em escolas do campo.