Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS 1º AO 5ª ANO (MULTISSERIADAS) EM VARGEM ALTA/ES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONCEPÇOES, EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98815
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5499
    "inscrito_id" => 19144
    "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS 1º AO 5ª ANO (MULTISSERIADAS) EM VARGEM ALTA/ES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONCEPÇOES, EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "A proposta apresentada tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas implementadas pelos professores das Escolas do Campo nas turmas multisseriadas (1º ao 5º) do município de Vargem Alta-ES, a partir da realização dos programas de formação continuada 2009-2022, destacando as concepções, desafios e perspectivas. Os programas de formação foram realizados através das parcerias do município com o governo federal através do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e Universidade Federal do Espírito Santo. Busca-se também, identificar as contribuições das formações para a realização de práticas pedagógicas críticas e currículos que convirjam com a proposta da Educação do Campo, inserido seus saberes e sua matriz cultural voltada para a diversidade junto aos sujeitos do campo. Para que os objetivos da pesquisa se cumpram, e que se tenha uma melhor clareza dos desafios e possibilidades e contribuições para a formação de professores, será realizada uma pesquisa qualitativa apoiada em referenciais teóricos que versam sobre a Educação do Campo, bem como a legislação que a subsidia a partir dos anos 90, como realização in loco nas escolas e atividade com o grupo focal com 11 professores da rede municipal de ensino que vivenciaram essa trajetória de transformações nas salas multisseriadas, bem como avaliar quais os impactos das políticas de formação a nível local e como eles contribuem para se pensar os rumos, avanços e desafios da formação continuada de professores que atuam em escolas do campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19144_TB5499_02102023112320.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARTA ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lucianamarta.silva@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98815
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5499
    "inscrito_id" => 19144
    "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS 1º AO 5ª ANO (MULTISSERIADAS) EM VARGEM ALTA/ES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONCEPÇOES, EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "A proposta apresentada tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas implementadas pelos professores das Escolas do Campo nas turmas multisseriadas (1º ao 5º) do município de Vargem Alta-ES, a partir da realização dos programas de formação continuada 2009-2022, destacando as concepções, desafios e perspectivas. Os programas de formação foram realizados através das parcerias do município com o governo federal através do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e Universidade Federal do Espírito Santo. Busca-se também, identificar as contribuições das formações para a realização de práticas pedagógicas críticas e currículos que convirjam com a proposta da Educação do Campo, inserido seus saberes e sua matriz cultural voltada para a diversidade junto aos sujeitos do campo. Para que os objetivos da pesquisa se cumpram, e que se tenha uma melhor clareza dos desafios e possibilidades e contribuições para a formação de professores, será realizada uma pesquisa qualitativa apoiada em referenciais teóricos que versam sobre a Educação do Campo, bem como a legislação que a subsidia a partir dos anos 90, como realização in loco nas escolas e atividade com o grupo focal com 11 professores da rede municipal de ensino que vivenciaram essa trajetória de transformações nas salas multisseriadas, bem como avaliar quais os impactos das políticas de formação a nível local e como eles contribuem para se pensar os rumos, avanços e desafios da formação continuada de professores que atuam em escolas do campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19144_TB5499_02102023112320.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARTA ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lucianamarta.silva@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A proposta apresentada tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas implementadas pelos professores das Escolas do Campo nas turmas multisseriadas (1º ao 5º) do município de Vargem Alta-ES, a partir da realização dos programas de formação continuada 2009-2022, destacando as concepções, desafios e perspectivas. Os programas de formação foram realizados através das parcerias do município com o governo federal através do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e Universidade Federal do Espírito Santo. Busca-se também, identificar as contribuições das formações para a realização de práticas pedagógicas críticas e currículos que convirjam com a proposta da Educação do Campo, inserido seus saberes e sua matriz cultural voltada para a diversidade junto aos sujeitos do campo. Para que os objetivos da pesquisa se cumpram, e que se tenha uma melhor clareza dos desafios e possibilidades e contribuições para a formação de professores, será realizada uma pesquisa qualitativa apoiada em referenciais teóricos que versam sobre a Educação do Campo, bem como a legislação que a subsidia a partir dos anos 90, como realização in loco nas escolas e atividade com o grupo focal com 11 professores da rede municipal de ensino que vivenciaram essa trajetória de transformações nas salas multisseriadas, bem como avaliar quais os impactos das políticas de formação a nível local e como eles contribuem para se pensar os rumos, avanços e desafios da formação continuada de professores que atuam em escolas do campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.