Atualmente é notório que a matemática está em todas as partes, no entanto, o ensino da matemática ainda gera um grande desconforto entre professores e alunos. Surge com isso, o objetivo desse trabalho que é verificar e analisar como a educação matemática é ensinada nos anos finais do Ensino Fundamental na região de Senhor do Bonfim Bahia, através do ponto de vista do professor. Além disso, buscamos fazer uma discussão sobre tendências matemáticas, e, a possibilidade de ensinar matemática no ensino fundamental por meio da modelagem matemática. Para este fim, este artigo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo maior é de possibilitar o saber pensar, raciocinar, comparar, propor e questionar. A pesquisa foi direcionada para os professores do nono ano de uma Escola Municipal em Senhor do Bonfim, sendo esta escolha feita com base no IDEB de 2019. Percebemos por meio dos resultados obtidos que as novas metodologias de ensino são conhecidas, mas, ainda são utilizadas timidamente, destacamos também, que nem sempre a formação adequada é suficiente para a utilização de metodologias alternativas no ensino de matemática, como corrobora nossos resultados. Por fim, esperamos que esta pesquisa impulsione, o meio acadêmico e pedagógico a pesquisar, especificamente a busca por pesquisas na área de Modelagem Matemática.