As mudanças vigentes contemplam todas as esferas sociais, dentre elas o contexto educacional. Dessa forma, através de medida provisória, forças políticas e ideológicas implementaram em 2022 uma reforma no ensino médio sem participação de professores e alunos, sujeitos tidos como essenciais no processo educacional. Esta implementação acarretou mudanças referentes às disciplinas, às cargas horárias, às formações dos professores, bem como aos livros didáticos utilizados. Na disciplina de língua inglesa, por exemplo, o material que antes era dividido por séries em três livros, foi unificado em apenas um objetivando ser utilizado em todas as séries. Considerando ainda, o advento da multimodalidade (CALLOW, 2013) na sociedade, o material proposto apresenta vários textos visuais com objetivos diversos, o que deve exigir um certo grau de letramento, que não apenas o escrito, por parte dos estudantes, o que nem sempre é exercido nas aulas de línguas. Por esse motivo, através de um trabalho investigativo de natureza descritiva e interpretativista objetivamos analisar parte dos textos visuais inseridos no livro de inglês do novo ensino médio com base no modelo Show Me (CALLOW, 2008, 2013), bem como das respectivas atividades propostas, com foco na proposição de sugestões que colaborem com o desenvolvimento e/ou aprimoramento do letramento visual crítico dos estudantes, que compõem um público imerso à múltiplas linguagens cotidianamente. Esta pesquisa tem como base os trabalhos de Kress, van Leeuwen (1996, 2006, 2021) sobre Semiótica Social, Callow (2008, 2013) sobre letramento visual, Oliveira (2006) sobre letramento visual crítico, entre outros. Concluímos que o livro didático não apresenta proposições para o trabalho do letramento visual crítico com eficácia, considerando que o texto visual é posto apenas para “ilustrar” o modo escrito, predominando também nas atividades um foco maior no texto escrito, representando uma desvantagem acerca da formação dos estudantes frente às novas demandas sociais.