ASSIS, Mariângela Gomes De et al.. Chapeuzinho e os gêneros textuais. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99375>. Acesso em: 23/12/2024 01:50
Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em linguagem oral e escrita desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma do 3°ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves, Picuí-PB. Por mim Mariângela Gomes de Assis, professora alfabetizadora. A experiência aconteceu a partir do Conto: Chapeuzinho Vermelho. Ensinar através dos gêneros textuais é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o texto como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Nossa prática docente efetivou-se na própria escola com integração da literatura, conto, músicas, aula prática, com enfoque na sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando as regras gramaticais. Nosso objetivo com o relato é trabalhar a interdisciplinaridade e gêneros textuais de uma forma lúdica. Analises Linguística: Apropriação do sistema de escrita nesse caso a língua portuguesa.