MIRANDA, Deiziane Coutinho De et al.. O uso de derivadas no ensino de funções quadráticas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97216>. Acesso em: 23/12/2024 01:50
A função do segundo grau é umas da funções mais importantes dentro do ensino de matemática, e, isso não se difere ao ensino de derivadas. Deste modo, a pesquisa realizada analisou o ensino de função do segundo grau por meio do cálculo diferencial e integral, com o objetivo de simplificar conceitos e ideias e criar problemas específicos para investigações futuras. Foi identificado que as noções de derivadas e integrais podem ser utilizadas para aprimorar o ensino da Função do Segundo Grau. A pesquisa é qualitativa e teve como público-alvo estudantes de Licenciatura em Matemática que já cursaram Cálculo. Realizamos uma revisão bibliográfica para a coleta de dados e foi destacado que o conhecimento prévio de matemática é dos requisitos primordiais para o sucesso no ensino de Cálculo. A função quadrática é uma equação matemática importante para a modelagem e análise de fenômenos físicos e matemáticos em diversas áreas, e seu estudo é fundamental para a formação matemática e preparação para desafios acadêmicos e profissionais futuros. Em resumo, o estudo demonstrou a importância do uso de cálculo diferencial e integral no ensino de função do segundo grau bem como a factibilidade de sua aplicação, visando uma compreensão mais simplificada e aprimorada dos conceitos apresentando quatro situações adaptadas que envolvem o estudo de funções quadráticas.