Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE BOTÂNICA NO PERÍODO PANDÊMICO: CRIAÇÃO DE HORTAS ECOLÓGICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de botânica se faz presente no decorrer do nosso cotidiano, desde a comida que comemos aos remédios caseiros que tomamos ao longo da vida. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo mostrar aos alunos da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho (GM3) no município de Humaitá-AM, a importância da criação de hortas medicinais em casa e inteirar-se do conhecimento popular dos alunos em relação as plantas medicinais durante o período de 2020-2022. De maneira prévia, houve um levantamento de dados através de um questionário, com objetivo de que os alunos poderiam apresentar seus conhecimentos, citando exemplos de plantas que os próprios utilizavam e suas funções. Em seguida, foi solicitado para que os alunos pudessem criar uma horta medicinal com materiais recicláveis ou de baixo custo utilizando-se de plantas ou sementes de fácil acesso e cultivo para incentivar outros alunos a preservarem as plantas medicinais. Foi notório que os alunos tinham um conhecimento prévio sobre as plantas do seu quintal e no decorrer do questionário alguns exemplos foram citados justamente as que os alunos tinham em seus quintais urbanos, tais como: boldo (Peumus boldus L.), crajiru (Arrabidaea chica L.), camomila (Matricaria chamomilla L.), capim santo (Cymbopogon citratus L.), hortelã (Mentha spicata L.), limão (Citrus limon L.), alho (Allium sativum L.), andiroba (Carapa guanensis L.), copaíba (Copaifera langsderffii L.), erva-doce (Pimpiella anisum L.), pião-roxo (Jatropha gossypiifolia L.), lágrima de nossa senhora (Caix lacryma-jovi L.), jambo (Syzugium malaccense L.), Melão de São Caetano (Momordica charantia L.) e erva-cidreira (Melissa officinalis L.). Diante disso, ficou claro que os alunos tinham conhecimento prévio e entendiam as plantas de seus quintais e suas devidas funções. Alguns exemplos citados eram plantas relacionadas a tratamentos anti-inflamatórios como andiroba (Carapa guianensis L.) e copaíba (Copaifera langsdorffii L.) salientando que os alunos citaram que são as plantas que mais usam quando estão doentes. Além das plantas citadas ao decorrer do questionário alunos citaram que durante a pandemia da Covid-19, algumas dessas plantas foram usadas no combate contra essa doença por meio do preparo dos chás para consumo próprio. Portanto, verificou-se um grande conhecimento de plantas medicinais pelos alunos e muitos desses conhecimentos advém das famílias e do próprio cultivo nos seus quintais.

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