RESUMO Nos dias atuais, muitas são as dificuldades dos alunos na hora da resolução de problemas de sistemas de equações do 2º grau. Na Álgebra os alunos estranham quando surgem as letras ao invés de números, gerando de certa forma, muita confusão. Outra dificuldade dos alunos é na hora de passar da linguagem natural para a linguagem algébrica e em particular nos problemas envolvendo sistemas de equações do 2º grau que é empregado em várias áreas do conhecimento tais como Engenharia, Química, Física entre outras. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Médio na resolução de problemas de sistemas de equações do 2º grau. A pesquisa foi desenvolvida com 29 (vinte e nove) alunos de uma escola pública na cidade da Vitória de Santo Antão, município do estado de Pernambuco. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em 4 (quatro) momentos e envolvendo 4 (quatro) questões. Os resultados indicaram que os estudantes apresentaram dificuldades não apenas na interpretação do problema, mas também nos métodos matemáticos para resolver os sistemas e na transformação da linguagem contextualizada, para linguagem algébrica. Palavras chave: Dificuldades de aprendizagem, Resolução de Sistemas de Equações do 2º Grau e Ensino Médio.