O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o espaço ocupado pela disciplina da Sociologia - e consequentemente das Ciências Sociais de uma forma geral - na primeira leva de livro didáticos produzidos após o processo de integração curricular adotado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de sua edição para o ano de 2021. No que tange à antiga situação desse componente dentro do programa, as obras da disciplina só vieram a ser efetivamente incluídas a partir das seleções para o ano de 2012, três anos após a promulgação da lei 11.684/2008, responsável por instituir a obrigatoriedade do ensino da Sociologia e Filosofia para os três anos do Ensino Médio. Desta forma, restritas a essa etapa do ensino, a avaliação e renovação das obras didáticas de ambos os componentes também ficaram restritas ao intervalo de triênios, tendo após a primeira edição de 2012 apenas mais dois processos de seleção de livros para a disciplina, em 2015 e 2018, respectivamente. A partir do decreto 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394/1996, oficializar-se-ia uma ampla reforma nos currículos nacionais do Ensino Médio, a qual implicou na perda da obrigatoriedade do ensino do componente durante todo percurso educacional feito pelos estudantes. Nos livros didáticos, artefatos culturais e ferramentas essenciais para o auxílio do processo de ensino-aprendizagem, a Sociologia foi compilada em sua grande área de estudo, apresentando não mais livros separadamente, tornando-se integrante das obras das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Destarte, propõe-se a análise do espaço ocupado pelo componente nessas obras, mensurado parcialmente, visto que elencamos como principais materiais de análise o Guia do Livro Didático das CHSA de 2021, assim como o edital regente do processo seletivo do referido ano..