Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de dissertação do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo desse recorte é reconhecer o percurso histórico da Educação Integral no Brasil e suas implicações mediante as reformas das políticas públicas educacionais. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa a partir de uma análise documental a partir das principais relações dos marcos legais da política pública de Educação Integral no Brasil, percorrendo desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova nos anos de 1930 até o atual Plano Nacional de Educação, em vigência até o ano de 2024, levando em consideração o vínculo com as políticas públicas educacionais. Considerando o percurso histórico, os marcos legais e aportes teóricos utilizados ao longo da pesquisa, a Educação Integral busca a formação e desenvolvimento integral dos estudantes, nos aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais, relacionados aos conteúdos e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas em diferentes tempos e espaços, por isso, torna-se relevante que as políticas públicas estejam atreladas a esses princípios, bem como pensar nas políticas públicas como territórios educativos, baseados na colaboração do coletivo, reconhecendo o espaço em que a escola se situa e faz parte, ou seja, considerar a realidade social do contexto escolar é fundamental para que as políticas públicas educacionais sejam elaboradas a fim de alcançar uma educação de qualidade.