Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem requer dos professores habilidades didáticas para que o aluno consiga absorver conhecimentos em uma determinada disciplina, ao contrário, ela se torna exaustiva. Nesse contexto, o ensino-aprendizagem não foge à essa regra. Por isso, esse artigo abordará o rigor matemático e suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem de estudante da educação básica. O objetivo deste é discutir o componente curricular de Matemática a partir dos resultados apontados por uma pesquisa em andamento com estudantes de uma escola da Educação Básica do município de Castanhal - Pará por uma análise entre os estudantes que se interessam e os que não se interessam por Matemática. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e seu aporte teórico que discutem as representações sociais e que são fundamentadas em pesquisas bibliográficas acerca do tema. Esse levantamento está sendo realizado com estudantes de uma escola pública na Cidade de Castanhal-Pará, na perspectiva de identificar elementos que levem a compreender as razões pelas quais tais alunos têm aversão ao componente curricular da Matemática. Dos resultados já obtidos e que estão em processo de análise, podemos identificar alguns elementos que podem ser considerados como as causas mais frequentes para a aversão/rejeição: dificuldades por parte dos alunos em lidar com a disciplina, falta de motivação de professores e alunos, o rigor matemático, a falta de conexão entre a Matemática escolar e o cotidiano dos estudantes, a maneira com que os professores desenvolvem a prática docente em Educação Matemática. Leituras realizadas no material bibliográfico, apontam que uns dos grandes interesses dos pesquisadores, é buscar novas metodologias que possam contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Conhecer estas causas é imprescindível para propor formas de intervir nessa realidade, adequando as práticas docentes, visando melhorias e tornando as aulas mais atrativas.