O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: PLANIFICAÇÕES DOS POLIEDROS DE PLATÃO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96774 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2818 "inscrito_id" => 13222 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: PLANIFICAÇÕES DOS POLIEDROS DE PLATÃO." "resumo" => "Esta pesquisa visa analisar o uso do software Geogebra 3D no ensino de geometria euclidiana espacial em experimentações de uma sequências didáticas com a turma do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde da UFCG, aplicada pelos monitores da disciplina. A proposta da oficina foi aplicar o uso do software Geogebra 3D no estudo das planificações dos poliedros de Platão, evidenciando uma construção dinâmica de animações que trabalhassem os conceitos de área, área total, volume e identificação de elementos dos poliedros. A sequência didática propôs um debate sobre o uso de aplicativo gratuitos no ensino de geometria, e posteriormente foram apresentados os poliedros de Platão e suas planificações, as monitoras orientaram os alunos quanto a manipulação e visualização gráfica das figuras. Com uma abordagem qualitativa registramos a oficina por meio de questionários on-line submetidos aos alunos no final da oficina, registros fotográficos, arquivos digitais (imagens da tela do celular) das construções com do aplicativo GeoGebra 3D. Os relatos evidenciaram que a sequência didática proposta foi considerada satisfatória pelos discentes participantes quando comparado com a utilização de ferramentas tradicionais, que a construção ajudou na abstração das imagens e a manipulação dos objetos construídos ajudaram na identificação das planificações e suas respectivas propriedades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13222_TB2818_09052023212841.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUSA EULÁLIA DOS SANTOS DANTAS" "autor_nome_curto" => "VANUSA" "autor_email" => "vanusaeulalia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96774 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2818 "inscrito_id" => 13222 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: PLANIFICAÇÕES DOS POLIEDROS DE PLATÃO." "resumo" => "Esta pesquisa visa analisar o uso do software Geogebra 3D no ensino de geometria euclidiana espacial em experimentações de uma sequências didáticas com a turma do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde da UFCG, aplicada pelos monitores da disciplina. A proposta da oficina foi aplicar o uso do software Geogebra 3D no estudo das planificações dos poliedros de Platão, evidenciando uma construção dinâmica de animações que trabalhassem os conceitos de área, área total, volume e identificação de elementos dos poliedros. A sequência didática propôs um debate sobre o uso de aplicativo gratuitos no ensino de geometria, e posteriormente foram apresentados os poliedros de Platão e suas planificações, as monitoras orientaram os alunos quanto a manipulação e visualização gráfica das figuras. Com uma abordagem qualitativa registramos a oficina por meio de questionários on-line submetidos aos alunos no final da oficina, registros fotográficos, arquivos digitais (imagens da tela do celular) das construções com do aplicativo GeoGebra 3D. Os relatos evidenciaram que a sequência didática proposta foi considerada satisfatória pelos discentes participantes quando comparado com a utilização de ferramentas tradicionais, que a construção ajudou na abstração das imagens e a manipulação dos objetos construídos ajudaram na identificação das planificações e suas respectivas propriedades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13222_TB2818_09052023212841.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUSA EULÁLIA DOS SANTOS DANTAS" "autor_nome_curto" => "VANUSA" "autor_email" => "vanusaeulalia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }