POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 1° ANO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE IMPERATRIZ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97600 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3922 "inscrito_id" => 5937 "titulo" => "POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 1° ANO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE IMPERATRIZ" "resumo" => "Este estudo, teve como objetivo analisar a representação indígena no livro didático de história do 1° ano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos entender como os povos indígenas estão representados no livro didático do 1° ano. Para a concretização da pesquisa foi feita uma entrevista semiestruturada, pois este instrumento contribui para revelar a construção de significados da narrativa. Assim, a temática se evidencia pela preocupação de como está a representação dos povos originários e na tentativa de ter esclarecimentos sobre como está sendo abordado o conteúdo em sala de aula e logo depois, a análise do livro didático em busca de respostas sobre a temática. A abordagem metodológica é a qualitativa, porque permite o envolvimento do pesquisador com o ambiente da pesquisa e assim, promove o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente que está sendo investigado. Para o embasamento, utilizou-se do aporte teórico dos autores Chartier (1999), Grupioni (1995), Macêdo (2009) e Bittencourt (2002), e a contribuição da análise de leis que embasam o estudo da pesquisa. Desta forma, a relevância da pesquisa se mostra necessária e de grande importância ao que se percebeu que os povos originários precisam de mais visibilidade e notoriedade no livro didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5937_TB3922_10122023191616.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ CONCEIÇÃO SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "Beatriz Moura" "autor_email" => "bhya80207@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97600 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3922 "inscrito_id" => 5937 "titulo" => "POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 1° ANO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE IMPERATRIZ" "resumo" => "Este estudo, teve como objetivo analisar a representação indígena no livro didático de história do 1° ano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos entender como os povos indígenas estão representados no livro didático do 1° ano. Para a concretização da pesquisa foi feita uma entrevista semiestruturada, pois este instrumento contribui para revelar a construção de significados da narrativa. Assim, a temática se evidencia pela preocupação de como está a representação dos povos originários e na tentativa de ter esclarecimentos sobre como está sendo abordado o conteúdo em sala de aula e logo depois, a análise do livro didático em busca de respostas sobre a temática. A abordagem metodológica é a qualitativa, porque permite o envolvimento do pesquisador com o ambiente da pesquisa e assim, promove o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente que está sendo investigado. Para o embasamento, utilizou-se do aporte teórico dos autores Chartier (1999), Grupioni (1995), Macêdo (2009) e Bittencourt (2002), e a contribuição da análise de leis que embasam o estudo da pesquisa. Desta forma, a relevância da pesquisa se mostra necessária e de grande importância ao que se percebeu que os povos originários precisam de mais visibilidade e notoriedade no livro didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5937_TB3922_10122023191616.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ CONCEIÇÃO SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "Beatriz Moura" "autor_email" => "bhya80207@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }