Este estudo, teve como objetivo analisar a representação indígena no livro didático de história do 1° ano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos entender como os povos indígenas estão representados no livro didático do 1° ano. Para a concretização da pesquisa foi feita uma entrevista semiestruturada, pois este instrumento contribui para revelar a construção de significados da narrativa. Assim, a temática se evidencia pela preocupação de como está a representação dos povos originários e na tentativa de ter esclarecimentos sobre como está sendo abordado o conteúdo em sala de aula e logo depois, a análise do livro didático em busca de respostas sobre a temática. A abordagem metodológica é a qualitativa, porque permite o envolvimento do pesquisador com o ambiente da pesquisa e assim, promove o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente que está sendo investigado. Para o embasamento, utilizou-se do aporte teórico dos autores Chartier (1999), Grupioni (1995), Macêdo (2009) e Bittencourt (2002), e a contribuição da análise de leis que embasam o estudo da pesquisa. Desta forma, a relevância da pesquisa se mostra necessária e de grande importância ao que se percebeu que os povos originários precisam de mais visibilidade e notoriedade no livro didático.