A avaliação da aprendizagem e a avaliação de desempenho desde muito têm se constituído como um grande desafio à Educação, principalmente quando este recorte é feito dentro da prática do(a) coordenador(a) pedagógico. Com o avanço das pesquisas temos percebido um esforço para a consolidação de instrumentos que norteiem processos avaliativos, validem acompanhamentos pedagógicos e possibilitem melhor sistematização dos dados obtidos. O presente trabalho tem por objetivo discutir o papel das rubricas no acompanhamento do trabalho docente sob a perspectiva de uma coordenadora pedagógica que atua em uma escola pública vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco. A metodologia utilizada é de base qualitativa e tem como instrumento de análise a narrativa docente e a pesquisa participante. O uso das rubricas no trabalho da coordenação pedagógica em Pernambuco foi iniciado em 2022, o instrumento foi criado pela Gerência Geral de Ensino Médio e Anos Finais do Ensino Fundamental - GGEAF, por meio da Unidade de Acompanhamento à Coordenação Pedagógica – UACP e foi socializado entre as gerências regionais de educação para pôr fim chegar até as escolas. As rubricas estruturadas contemplam as dimensões: Planejamento e acompanhamento das aulas, Metodologias, Avaliação para aprendizagem e Monitoria Estudantil. Cada dimensão contempla diferentes critérios e para cada dimensão foram pensados quatro níveis de avaliação, sendo o nível I o desejável e o nível IV indesejável. Os resultados obtidos indicam que as rubricas atuam como um instrumento norteador, fortalecendo o acompanhamento pedagógico de maneira elucidativa e sistemática, o que por sua vez favorece a diminuição das subjetividades no acompanhamento, avaliação e autoavaliação do trabalho docente. Por meio dos critérios estabelecidos, a aplicação das rubricas, permite a construção de um panorama que representa a realidade da comunidade escolar, oportunizando assim a sinalização clara das necessidades de melhorias e a potencialização do trabalho docente e pedagógico.