Os estudos relacionados às ciências ambientais têm se destacado bastante devido sua relevante importância e à medida que a consciência em relação a qualidade de vida ambiental faz–se necessária. Podemos fazer uma breve reflexão sobre o quanto é preciso estudarem e resolverem os efeitos negativos da interação humana no meio ambiente. Dentre algumas áreas de preocupações ambientais, podemos destacar problemas como a conservação da água, a segurança do ar e o consumo da energia, afinal, tem se tornado parte do conhecimento da humanidade que as ações com a qual os humanos interagem tem geralmente um impacto no meio ambiente. Neste contexto, a ciência ambiental pode então ser vista a partir das lentes da sustentabilidade e de certa forma emerge uma nova consciência quanto à necessidade de mudar hábitos antigos que acabaram por provocar a destruição, degradação, desvalorização dos recursos naturais e se passasse a desenvolver novas ideias para tornar melhor a nossa qualidade de vida. A abordagem desse trabalho frisa a necessidade de uma educação ambiental, visando mudanças de mentalidade para a preservação da qualidade ambiental com os alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Timon. Para tal finalidade, estão sendo feitos estudos de temas relacionados às Ciências Ambientais, com ações educativas, palestras e buscando a visita em diversos setores para identificação das principais problemáticas que envolvem as questões ambientais dentro do campus. Desse modo, a aula prática é considerada uma prática pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional pois, através da experimentação, o estudante é capaz de aliar a teoria com a prática, contribuindo para o desenvolvimento da problematização em sala de aula. Sendo assim, a fase de organização de estratégias ajudam a construir uma consciência de preservação do meio ambiente e tornar os bons hábitos para a qualidade ambiental.