Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES APRESENTADAS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100851
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8425
    "inscrito_id" => 22308
    "titulo" => "ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES APRESENTADAS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "O ensino remoto ocasionou muitos debates no contexto educacional, por isso o presente artigo situa-se em uma pesquisa na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período da pandemia da Covid-19. Tem por objetivo analisar os desafios e possibilidades na relação entre o ensino remoto e a Educação de Jovens e Adultos junto às plataformas científicas. O eixo metodológico da pesquisa consiste no campo exploratório, com base na abordagem qualitativa e utiliza-se do Estado da Questão (EQ) para compilar dados científicos sobre a temática. Como um levantamento bibliográfico das produções científicas, o EQ busca nas plataformas das bases de dados responder o problema da pesquisa: quais os desafios e possibilidades na relação entre ensino remoto e EJA. As bases de dados foram o Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD),foram utilizados descritores “ Ensino remoto” “Educação de jovens e adultos” “Pandemia” e um recorte temporal de 2010 a 2022 que foram compilados em quadros sistemáticos.Os resultados apontam para um total de 133 trabalhos acadêmicos, sendo 14 relativos ao objeto de estudo.Destaca-se que apenas 7% dos estudantes da EJA utilizaram a tecnologia para as aulas on-line, demonstra-se grande dificuldade de adaptação destes estudantes com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da necessidade de políticas de inclusão a tal acesso.Conclui-se que o (EQ) possibilitou um maior resultado e esclarecimento nas pesquisas ao apresentar o uso das Tecnologias Digitais ocasionando desafios e possibilidades para Professores e Alunos durante a Pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22308_TB8425_15102023230937.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIAO MOUZINHO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIAO"
    "autor_email" => "sebastiaomouzinho07@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100851
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8425
    "inscrito_id" => 22308
    "titulo" => "ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES APRESENTADAS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "O ensino remoto ocasionou muitos debates no contexto educacional, por isso o presente artigo situa-se em uma pesquisa na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período da pandemia da Covid-19. Tem por objetivo analisar os desafios e possibilidades na relação entre o ensino remoto e a Educação de Jovens e Adultos junto às plataformas científicas. O eixo metodológico da pesquisa consiste no campo exploratório, com base na abordagem qualitativa e utiliza-se do Estado da Questão (EQ) para compilar dados científicos sobre a temática. Como um levantamento bibliográfico das produções científicas, o EQ busca nas plataformas das bases de dados responder o problema da pesquisa: quais os desafios e possibilidades na relação entre ensino remoto e EJA. As bases de dados foram o Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD),foram utilizados descritores “ Ensino remoto” “Educação de jovens e adultos” “Pandemia” e um recorte temporal de 2010 a 2022 que foram compilados em quadros sistemáticos.Os resultados apontam para um total de 133 trabalhos acadêmicos, sendo 14 relativos ao objeto de estudo.Destaca-se que apenas 7% dos estudantes da EJA utilizaram a tecnologia para as aulas on-line, demonstra-se grande dificuldade de adaptação destes estudantes com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da necessidade de políticas de inclusão a tal acesso.Conclui-se que o (EQ) possibilitou um maior resultado e esclarecimento nas pesquisas ao apresentar o uso das Tecnologias Digitais ocasionando desafios e possibilidades para Professores e Alunos durante a Pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22308_TB8425_15102023230937.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIAO MOUZINHO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIAO"
    "autor_email" => "sebastiaomouzinho07@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino remoto ocasionou muitos debates no contexto educacional, por isso o presente artigo situa-se em uma pesquisa na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período da pandemia da Covid-19. Tem por objetivo analisar os desafios e possibilidades na relação entre o ensino remoto e a Educação de Jovens e Adultos junto às plataformas científicas. O eixo metodológico da pesquisa consiste no campo exploratório, com base na abordagem qualitativa e utiliza-se do Estado da Questão (EQ) para compilar dados científicos sobre a temática. Como um levantamento bibliográfico das produções científicas, o EQ busca nas plataformas das bases de dados responder o problema da pesquisa: quais os desafios e possibilidades na relação entre ensino remoto e EJA. As bases de dados foram o Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD),foram utilizados descritores “ Ensino remoto” “Educação de jovens e adultos” “Pandemia” e um recorte temporal de 2010 a 2022 que foram compilados em quadros sistemáticos.Os resultados apontam para um total de 133 trabalhos acadêmicos, sendo 14 relativos ao objeto de estudo.Destaca-se que apenas 7% dos estudantes da EJA utilizaram a tecnologia para as aulas on-line, demonstra-se grande dificuldade de adaptação destes estudantes com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da necessidade de políticas de inclusão a tal acesso.Conclui-se que o (EQ) possibilitou um maior resultado e esclarecimento nas pesquisas ao apresentar o uso das Tecnologias Digitais ocasionando desafios e possibilidades para Professores e Alunos durante a Pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.