O ensino remoto ocasionou muitos debates no contexto educacional, por isso o presente artigo situa-se em uma pesquisa na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período da pandemia da Covid-19. Tem por objetivo analisar os desafios e possibilidades na relação entre o ensino remoto e a Educação de Jovens e Adultos junto às plataformas científicas. O eixo metodológico da pesquisa consiste no campo exploratório, com base na abordagem qualitativa e utiliza-se do Estado da Questão (EQ) para compilar dados científicos sobre a temática. Como um levantamento bibliográfico das produções científicas, o EQ busca nas plataformas das bases de dados responder o problema da pesquisa: quais os desafios e possibilidades na relação entre ensino remoto e EJA. As bases de dados foram o Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD),foram utilizados descritores “ Ensino remoto” “Educação de jovens e adultos” “Pandemia” e um recorte temporal de 2010 a 2022 que foram compilados em quadros sistemáticos.Os resultados apontam para um total de 133 trabalhos acadêmicos, sendo 14 relativos ao objeto de estudo.Destaca-se que apenas 7% dos estudantes da EJA utilizaram a tecnologia para as aulas on-line, demonstra-se grande dificuldade de adaptação destes estudantes com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da necessidade de políticas de inclusão a tal acesso.Conclui-se que o (EQ) possibilitou um maior resultado e esclarecimento nas pesquisas ao apresentar o uso das Tecnologias Digitais ocasionando desafios e possibilidades para Professores e Alunos durante a Pandemia.