Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPOEIRA NAS ESCOLAS: PRÁTICAS E APLICAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94876
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 8667
    "titulo" => "CAPOEIRA NAS ESCOLAS: PRÁTICAS E APLICAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Capoeira é uma luta brasileira, originária dos povos africanos que foram escravizados, existindo apenas no Brasil e representando uma forma de resistência. Trabalhar a Capoeira em aula requer conhecimentos básicos sobre a luta, suas práticas, técnicas e, principalmente a sua história. Diante das especificidades da Capoeira, como os profissionais de educação física podem aplicá-la de forma lúdica, didática e socioeducativa dentro da escola? O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a aplicação da Capoeira na educação física nas escolas de ensino fundamental I, visando seus benefícios não apenas nos âmbitos cultural e social, mas também no âmbito físico, como coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e outros. A metodologia adotada tem por objetivo estabelecer uma análise crítica de artigos científicos. Inicialmente foram realizadas pesquisas com informações retiradas de bases de dados, em sites, selecionando artigos sobre Capoeira no Ensino Fundamental I, escritos a partir de 2017. As lutas, quanto conteúdo, devem ser abordadas para além da rigorosidade técnica, pois cada modalidade possui sua própria história e identidade e, por isso, ao escolher trabalhar com lutas é possível expandir o capital cultural dos alunos, promovendo o respeito pelas diferenças e compreensão dos processos históricos de cada modalidade. Ao ministrar aulas de luta, é importante que o profissional se prepare e busque recursos que possam lhe auxiliar, como vídeos, artigos de forma a promover uma melhor apresentação do conteúdo e aproveitamento dos conhecimentos por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8667_TB316_19112023231550.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN PEREIRA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALAN"
    "autor_email" => "alancapomartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94876
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 8667
    "titulo" => "CAPOEIRA NAS ESCOLAS: PRÁTICAS E APLICAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Capoeira é uma luta brasileira, originária dos povos africanos que foram escravizados, existindo apenas no Brasil e representando uma forma de resistência. Trabalhar a Capoeira em aula requer conhecimentos básicos sobre a luta, suas práticas, técnicas e, principalmente a sua história. Diante das especificidades da Capoeira, como os profissionais de educação física podem aplicá-la de forma lúdica, didática e socioeducativa dentro da escola? O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a aplicação da Capoeira na educação física nas escolas de ensino fundamental I, visando seus benefícios não apenas nos âmbitos cultural e social, mas também no âmbito físico, como coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e outros. A metodologia adotada tem por objetivo estabelecer uma análise crítica de artigos científicos. Inicialmente foram realizadas pesquisas com informações retiradas de bases de dados, em sites, selecionando artigos sobre Capoeira no Ensino Fundamental I, escritos a partir de 2017. As lutas, quanto conteúdo, devem ser abordadas para além da rigorosidade técnica, pois cada modalidade possui sua própria história e identidade e, por isso, ao escolher trabalhar com lutas é possível expandir o capital cultural dos alunos, promovendo o respeito pelas diferenças e compreensão dos processos históricos de cada modalidade. Ao ministrar aulas de luta, é importante que o profissional se prepare e busque recursos que possam lhe auxiliar, como vídeos, artigos de forma a promover uma melhor apresentação do conteúdo e aproveitamento dos conhecimentos por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8667_TB316_19112023231550.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN PEREIRA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALAN"
    "autor_email" => "alancapomartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Capoeira é uma luta brasileira, originária dos povos africanos que foram escravizados, existindo apenas no Brasil e representando uma forma de resistência. Trabalhar a Capoeira em aula requer conhecimentos básicos sobre a luta, suas práticas, técnicas e, principalmente a sua história. Diante das especificidades da Capoeira, como os profissionais de educação física podem aplicá-la de forma lúdica, didática e socioeducativa dentro da escola? O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a aplicação da Capoeira na educação física nas escolas de ensino fundamental I, visando seus benefícios não apenas nos âmbitos cultural e social, mas também no âmbito físico, como coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e outros. A metodologia adotada tem por objetivo estabelecer uma análise crítica de artigos científicos. Inicialmente foram realizadas pesquisas com informações retiradas de bases de dados, em sites, selecionando artigos sobre Capoeira no Ensino Fundamental I, escritos a partir de 2017. As lutas, quanto conteúdo, devem ser abordadas para além da rigorosidade técnica, pois cada modalidade possui sua própria história e identidade e, por isso, ao escolher trabalhar com lutas é possível expandir o capital cultural dos alunos, promovendo o respeito pelas diferenças e compreensão dos processos históricos de cada modalidade. Ao ministrar aulas de luta, é importante que o profissional se prepare e busque recursos que possam lhe auxiliar, como vídeos, artigos de forma a promover uma melhor apresentação do conteúdo e aproveitamento dos conhecimentos por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.