O presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo de tabuleiro para a revisão de conceitos relacionados aos vírus e as bactérias. Dos grupos de microrganismos que podem causar doenças em humanos e outros seres vivos, destacam-se os vírus e as bactérias. Suas estruturas diferem, bem como suas características e o modo de reprodução. O tabuleiro foi projetado para fins educacionais e para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no ensino de biologia em sala de aula. O recurso didático é composto por 10 casas e dividido em 4 equipes. A ideia para este recurso didático surgiu a partir das demandas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do ensino médio da escola EREM Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, Escada, Pernambuco. A proposta ocorre com a distribuição de cards contendo as perguntas centrais e desafios que podem ser utilizados como etapas do jogo ou para o desempate. Por se tratar de questões abertas, esses elementos adicionam variedade e interatividade à experiência de jogo, incentivando a participação ativa dos jogadores. Durante a execução, foi possível perceber a interação dos alunos com o jogo e entre suas equipes trazendo uma resposta positiva. Através do jogo de tabuleiro, os estudantes revisavam e aprofundavam os conteúdos, melhorando em cada momento do jogo o seu conhecimento sobre vírus e bactérias, e desenvolvendo habilidades cognitivas, pensamento crítico, tomada de decisões e resolução de problemas. Além disso, foi estimulado o interesse e o engajamento dos jogadores no estudo desses microrganismos. Esse tipo de proposta estimula uma maior participação e interação dos estudantes e sai da tradicional sala de aula, que muitas vezes, gera baixo rendimento de aprendizagem. É importante o desenvolvimento de novas estratégias que promovam um aprendizado mais lúdico e dinâmico.