Nas escolas de ensino fundamental é perceptível que alguns alunos apresentam dificuldades na resolução de equações de 1º grau, por não saberem as regras ou por decorá-las, lateralizando o raciocínio e originando um processo de aprendizagem equivocado que culmina em resoluções mecanizadas e errôneas. Sendo assim, muitos educadores matemáticos têm buscado medidas a fim de dirimir essa problemática, destinando mais tempo ao ensino desse conteúdo. Porém, por vezes recorrem às técnicas operatórias de manipulação de letras e símbolos que podem parecer desconectados e sem sentidos. Tais fatos impactam na vida estudantil, já que a não aprendizagem ou a aprendizagem mecânica, não favorecem processos de significação para o conceito da equação, o que pode refletir na aprendizagem de outros conceitos. Diante dessa relativização, a presente pesquisa objetivou apresentar uma proposta de aplicações práticas de metodologias para o conteúdo de equações do 1º grau, munidas de significação. Nessa perspectiva, promove reflexões sobre a assimilação do conteúdo pelos alunos e a ressignificação do ensino de álgebra pelos professores contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes dos 7º anos de uma escola municipal de Caruaru-PE. O estudo fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e metodologicamente contemplou etapas como a análise do material utilizado pelo professor na turma, entrevista com alguns professores de matemática e aplicação de atividades em sala de aula com uso de metodologias que fomentam a significação da aprendizagem. Quanto ao material utilizado, apesar de ser pouco apropriado para o letramento matemático local, contribuiu positivamente para a aprendizagem significativa. Os professores entrevistados, mostraram-se receptivos às metodologias significativas e os alunos, quando provocados, demonstraram interesse e produziram significados coesos para o entendimento de equações de 1º grau, contribuindo para o desenvolvimento de pensamentos algébricos.