No ano em que a lei 10.639/03 completa 20 anos de existência entendemos ser necessário investigar quais os avanços obtidos, bem como os desafios que estão sendo enfrentados pelos docentes que atuam na educação básica de Juazeiro do Norte-CE. Para isso, trabalhamos com uma amostragem de quatro professoras da rede pública de ensino do município de Juazeiro do Norte-CE, sendo duas professoras da educação infantil e duas do ensino fundamental I. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas estruturadas, as quais dialogaram com os estudos bibliográficos à luz de documentos como a LDB (2003; 2008) e DCN’s (2004) e dos escritos de autores(as) como Munanga (2005), Nascimento; Nunes (2015), Rocha (2016), Alves, Nascimento; Nunes (2017), Silva (2019), Nunes (2022), dentre outros. Como principais resultados, podemos destacar que após 20 anos de existência, a lei 10.639/03 ainda não tem sido efetivamente implementada no município pesquisado, visto que é perceptível a ausência de políticas públicas permanentes voltadas para a implementação da referida lei, principalmente no que se refere a oferta de formações continuadas. Outro desafio pontuado diz respeito ao excesso de demandas que os professores recebem ao longo do ano, o que termina limitando o estudo das relações étnico-raciais somente ao dia 20 de novembro. Em contrapartida, alguns avanços são percebidos a partir de iniciativas individuais de professores engajados na luta antirracista.