O objetivo deste trabalho consiste em compreender diferentes mecanismos de contração referentes a professores, auxiliares de classe e estagiários da educação infantil e anos iniciais da rede pública. Com isso foram levantados alguns questionamentos em torno das especificidades de cada processo seletivo, colocando uma análise sobre qual o perfil exigido para contratação de professores, auxiliares de sala e estagiários dos PSS pesquisados, induzindo o estudo a buscar e distinguir o porquê e onde esses processos de contratações divergem entre si. Metodologicamente, o estudo comparativo foi apoiado no tipo de pesquisa exploratória com base bibliográfica e documental desses processos de seleção, entre as cidades de Belém e Ananindeua. O período de abrangência consiste no ano de 2021, com editais vigentes para este ano. O percurso reflexivo, aqui adotado, estrutura-se com base em indagações no entorno da divergência dos processos de contratação, critérios de seleção e perfis de tais profissionais entre ambas as cidades. Conclui-se que os perfis mudam dependendo de cada localidade, com bases federalistas, observou-se o reflexo de ventos políticos, evidenciando que o sistema educativo, em constante rotação, coloca em dúvida a qualidade da educação.