Ao transitar por diferentes contextos formativos, observamos que alguns espaços contribuem de forma significativa para a constituição da profissionalidade docente. Assim, por compreender que, a universidade é o espaço que oferece a base para a profissão por meio da formação inicial e, a escola, o espaço que promove a aproximação real com o campo de trabalho, vislumbramos discutir como estes espaços de constituição da profissionalidade influenciam na aprendizagem da docência e na construção de um conhecimento profissional para ensinar matemática. Tratamos a profissionaidade docente como os modos de ser e estar na profissão a partir das vivências experenciadas nestes espaços que contribuem para o exercício da profissão. Nesta perspectiva, a partir de uma abordagem qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica, analisamos referenciais que regem a temática com foco na formação e na constituição da profissionalidade docente. As leituras realizadas evidenciam que os contextos formativos discutidos (universidade e escola) influenciam na constituição da profissionalidade, sendo vistos, como os espaços de formação e reflexão mais significativos, pois agregam teoria e prática permitindo ao professor vivenciar particularidades da profissão. Este, ao longo do processo, é desafiado a construir um conhecimento profissional, no mesmo movimento em que busca a compreensão social da profissão nos espaços de formação através de experiências novas, vivenciando uma tempestade de sentidos que corroboram para o processo de constituição. Depreende-se, então, que a interação entre os espaços de formação e as formas subjetivas com que o sujeito se faz professor promovem uma multiplicidade de sentidos na/para construção da carreira.