A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar em estratégias pedagógicas, diante do contexto brasileiro de desigualdades de oportunidades de aprendizagens, para o aperfeiçoamento de registros pedagógicos, admitindo o triplo potencial que os registros possuem: a. comunicação com as famílias sobre as aprendizagens essenciais vivenciadas na escola de Educação Infantil e b. a autoformação docente por meio da ação refletida. e c. a ampliação das aprendizagens das crianças em contexto de desigualdade social. Para analisar como os registros pedagógicos podem contribuir para a comunicação com as famílias, para a autoformação dos professores de educação infantil e ampliação das aprendizagens, o método adotado será a revisão de literatura e análise documental dos registros pedagógicos de uma escola particular no interior do estado de São Paulo. O referencial teórico-metodológico se apoiará na revisão de literatura que consiste em buscar, selecionar, analisar e sintetizar as produções científicas sobre o tema da pesquisa, a fim de identificar os principais conceitos, debates e lacunas na área e na análise de conteúdo dos registros pedagógicos produzidos pela escola, tendo como foco os portfólios e os relatórios individuais das crianças. O projeto pretende contribuir para o avanço do conhecimento sobre o registro pedagógico como instrumento de comunicação, autoformação dos profissionais da educação que atuam na Educação infantil, e sobretudo ampliar as aprendizagens das crianças no contexto de heterogeneidade da educação infantil brasileira.