Na área da educação, sobretudo a profissionalizante, as abordagens de gênero configuram-se um conhecimento necessário de ser debatido. Mas com o neoliberalismo, evidencia uma política de privatização, ensino à distância, puramente técnico, tido como negócio lucrativo para o capitalismo, sem problematizar as questões de gênero. Desta forma, trazemos no objetivo geral: compreender a visão dos alunos referentes à gênero, à sexualidade e os papéis sociais no processo de formação profissional. Dito isto, os/as estudantes da pós-graduação, responderam às perguntas, e neste procedimento, utilizou relatos de experiência obtidos por meio de questionário aplicado no contexto de COVID-19, através da ferramenta Google Forms, mantendo o sigilo, além do TCLE assinado. Portanto, baseada as análises na perspectiva da pedagogia histórico-crítico, numa pesquisa qualitativa e exploratória, usando ferramentas para coleta de dados como o questionário, tudo isso, para alinhar teoria e prática. Logo, concluímos que os relatos destacam a importância da disciplina de gênero e educação, além disso, uma oportunidade de avaliação sobre o processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar e Institutos Federais. Diante da grande relevância do tema para pensar um ensino do respeito e plural, cremos que por ser a disciplina densa, exigiria mais tempo de leitura, e para isto, maior carga horária, assim, confirmando essa hipótese inicial. Logo, no contexto educacional ocorre o processo de privatização, compra e venda de mercadoria, transferência das responsabilidades públicas ao setor privado que atinge diretamente na formação de professores (as), dos currículos, da avaliação, na lógica escolar, onde grande parte dessas demandas têm sido sistematicamente repassadas à iniciativa privada. Em síntese, é preciso vivenciar de maneira crítica as discussões de gênero, em tempos de negação dos direitos educacionais e sociais.