Este trabalho apresenta uma discussão sobre contribuições de um curso de especialização em ensino de astronomia na modalidade de Ensino a Distância - EaD de uma universidade pública de Pernambuco para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no contexto dos alunos. A metodologia empregada caracteriza-se como qualitativa. O curso analisado foi oferecido, no período de dezembro de 2019 até agosto de 2022. A pesquisa compreendeu duas fases: a primeira, um estudo documental (projeto pedagógico, relatórios e ementas de disciplinas) sobre a configuração e desenvolvimento do curso; a segunda, uma entrevista com estudantes, por meio de formulário online disponibilizado por e-mail no mês de agosto de 2022. Os estudantes foram questionados sobre possíveis impactos promovidos pelo curso no contexto profissional deles. Ainda, solicitou-se a relação de iniciativas na área de ensino de ciências realizadas nas escolas e influenciadas pelo curso, bem como o envio de evidências. Os dados indicam que os estudantes da pós organizaram muitos eventos em suas escolas, tais como, feiras de ciências; cursos preparatórios para as olimpíadas de astronomia; clubes de astronomia, entre outras ações. Nesse contexto, entendemos que os resultados apontam para uma forte repercussão da especialização, mesmo na modalidade EaD, nas práticas educativas e nas escolas dos participantes.