O estudo da Citologia é fundamental para a compreensão dos fenômenos que caracterizam a vida. No entanto, é notório as dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino- aprendizagem desta temática, que são evidenciadas, sobretudo, pela falta de laboratórios nas escolas, que dificulta a compreensão da citologia que possui um alto nível de abstração. Diante disso, os modelos didáticos surgem como uma alternativa que permite os alunos visualizarem as estruturas de forma lúdica e concreta. Dado o exposto, o presente trabalho tem por objetivo relatar a produção de modelos didáticos, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), com o intuito de facilitar a visualização de estruturas das células. O projeto foi desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Liceu Parnaibano, em Parnaíba-PI. Foram utilizadas no decorrer de 2 semanas, para o desenvolvimento do trabalho com duas turmas de 1° ano do ensino médio. A primeira etapa do trabalho consistiu em uma aula expositiva, a fim de esclarecer as estruturas que compõem cada célula. Na segunda etapa, foram formados grupos de 7 alunos para que, com o auxílio de etiquetas, pudessem indicar o nome das estruturas das células bacteriana, vegetal e animal dos modelos didáticos. Além disso, foi entregue aos grupos uma tabela, para que eles discorressem sobre as funções das estruturas. Dado o exposto, as turmas apresentaram dificuldades em categorizar as estruturas de cada célula, tendo se atentado muito nas cores e formas apresentadas no material didático da instituição e o material aplicado pelos graduandos. Como resultado, obteve-se que o maior percentual de acertos das estruturas e suas funções, se concentrou na célula bacteriana e pode- se observar a falta de detalhamento das estruturas celulares nos materiais.