Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS CELULARES PROCARIONTES E EUCARIONTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98400
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4972
    "inscrito_id" => 15559
    "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS CELULARES PROCARIONTES E EUCARIONTES"
    "resumo" => "O estudo da Citologia é fundamental para a compreensão dos fenômenos que caracterizam a vida. No entanto, é notório as dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino- aprendizagem desta temática, que são evidenciadas, sobretudo, pela falta de laboratórios nas escolas, que dificulta a compreensão da citologia que possui um alto nível de abstração. Diante disso, os modelos didáticos surgem como uma alternativa que permite os alunos visualizarem as estruturas de forma lúdica e concreta. Dado o exposto, o presente trabalho tem por objetivo relatar a produção de modelos didáticos, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), com o intuito de facilitar a visualização de estruturas das células. O projeto foi desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Liceu Parnaibano, em Parnaíba-PI. Foram utilizadas no decorrer de 2 semanas, para o desenvolvimento do trabalho com duas turmas de 1° ano do ensino médio. A primeira etapa do trabalho consistiu em uma aula expositiva, a fim de esclarecer as estruturas que compõem cada célula. Na segunda etapa, foram formados grupos de 7 alunos para que, com o auxílio de etiquetas, pudessem indicar o nome das estruturas das células bacteriana, vegetal e animal dos modelos didáticos. Além disso, foi entregue aos grupos uma tabela, para que eles discorressem sobre as funções das estruturas. Dado o exposto, as turmas apresentaram dificuldades em categorizar as estruturas de cada célula, tendo se atentado muito nas cores e formas apresentadas no material didático da instituição e o material aplicado pelos graduandos. Como resultado, obteve-se que o maior percentual de acertos das estruturas e suas funções, se concentrou na célula bacteriana e pode- se observar a falta de detalhamento das estruturas celulares nos materiais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15559_TB4972_27092023204006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Luan Rodrigues"
    "autor_email" => "luanr5342@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98400
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4972
    "inscrito_id" => 15559
    "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS CELULARES PROCARIONTES E EUCARIONTES"
    "resumo" => "O estudo da Citologia é fundamental para a compreensão dos fenômenos que caracterizam a vida. No entanto, é notório as dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino- aprendizagem desta temática, que são evidenciadas, sobretudo, pela falta de laboratórios nas escolas, que dificulta a compreensão da citologia que possui um alto nível de abstração. Diante disso, os modelos didáticos surgem como uma alternativa que permite os alunos visualizarem as estruturas de forma lúdica e concreta. Dado o exposto, o presente trabalho tem por objetivo relatar a produção de modelos didáticos, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), com o intuito de facilitar a visualização de estruturas das células. O projeto foi desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Liceu Parnaibano, em Parnaíba-PI. Foram utilizadas no decorrer de 2 semanas, para o desenvolvimento do trabalho com duas turmas de 1° ano do ensino médio. A primeira etapa do trabalho consistiu em uma aula expositiva, a fim de esclarecer as estruturas que compõem cada célula. Na segunda etapa, foram formados grupos de 7 alunos para que, com o auxílio de etiquetas, pudessem indicar o nome das estruturas das células bacteriana, vegetal e animal dos modelos didáticos. Além disso, foi entregue aos grupos uma tabela, para que eles discorressem sobre as funções das estruturas. Dado o exposto, as turmas apresentaram dificuldades em categorizar as estruturas de cada célula, tendo se atentado muito nas cores e formas apresentadas no material didático da instituição e o material aplicado pelos graduandos. Como resultado, obteve-se que o maior percentual de acertos das estruturas e suas funções, se concentrou na célula bacteriana e pode- se observar a falta de detalhamento das estruturas celulares nos materiais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15559_TB4972_27092023204006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Luan Rodrigues"
    "autor_email" => "luanr5342@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo da Citologia é fundamental para a compreensão dos fenômenos que caracterizam a vida. No entanto, é notório as dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino- aprendizagem desta temática, que são evidenciadas, sobretudo, pela falta de laboratórios nas escolas, que dificulta a compreensão da citologia que possui um alto nível de abstração. Diante disso, os modelos didáticos surgem como uma alternativa que permite os alunos visualizarem as estruturas de forma lúdica e concreta. Dado o exposto, o presente trabalho tem por objetivo relatar a produção de modelos didáticos, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), com o intuito de facilitar a visualização de estruturas das células. O projeto foi desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Liceu Parnaibano, em Parnaíba-PI. Foram utilizadas no decorrer de 2 semanas, para o desenvolvimento do trabalho com duas turmas de 1° ano do ensino médio. A primeira etapa do trabalho consistiu em uma aula expositiva, a fim de esclarecer as estruturas que compõem cada célula. Na segunda etapa, foram formados grupos de 7 alunos para que, com o auxílio de etiquetas, pudessem indicar o nome das estruturas das células bacteriana, vegetal e animal dos modelos didáticos. Além disso, foi entregue aos grupos uma tabela, para que eles discorressem sobre as funções das estruturas. Dado o exposto, as turmas apresentaram dificuldades em categorizar as estruturas de cada célula, tendo se atentado muito nas cores e formas apresentadas no material didático da instituição e o material aplicado pelos graduandos. Como resultado, obteve-se que o maior percentual de acertos das estruturas e suas funções, se concentrou na célula bacteriana e pode- se observar a falta de detalhamento das estruturas celulares nos materiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.