Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO CARNAVAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99152
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5935
    "inscrito_id" => 16453
    "titulo" => "AVALIAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO CARNAVAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: Os projetos de intervenção incentivam a aprendizagem ativa, na qual os estudantes são protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. Eles são envolvidos em investigações, pesquisas, tomada de decisões e resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem promove a curiosidade, a autonomia e a responsabilidade dos alunos, tornando-os participantes ativos nesse desenvolvimento. OBJETIVOS: Relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - UFPE. O foco do projeto foi a realização de uma proposta de intervenção com o intuito de quantificar o lixo proveniente das festividades carnavalescas e desenvolver estratégias para lidar com esse problema por meio da reutilização e reciclagem desses materiais. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca na literatura no período entre 10 de janeiro a 24 de abril de 2023, através das bases de dados: Periódicos Capes, SciELO e Google Scholar, seguindo as seguintes etapas: seleção de estudos; extração de informação; análise dos dados e síntese dos resultados. Em paralelo a essa pesquisa, sondou-se formas de reaproveitar esses materiais descartados na criação de ferramentas didáticas para o ensino de biologia. RESULTADO: Foram constatados índices de descarte de resíduos que podem exceder 3.000 toneladas durante esse período em algumas regiões do Brasil. Adicionalmente, procedeu-se à identificação dos materiais mais frequentemente descartados e ao estabelecimento do tempo necessário para sua degradação natural, visando avaliar seu impacto no ambiente. Por fim, foram examinadas alternativas para a reutilização dos referidos materiais, contribuindo para o desenvolvimento de recursos pedagógicos destinados ao ensino de biologia. CONCLUSÃO: Por meio deste projeto de intervenção, apurou-se a quantidade de lixo produzido durante o carnaval, seu impacto ao meio ambiente, bem como desenvolveu-se maneiras de reaproveitar parte desse descarte com a criação de ferramentas didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16453_TB5935_10122023233626.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE RAMOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.hrsantos2@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99152
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5935
    "inscrito_id" => 16453
    "titulo" => "AVALIAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO CARNAVAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: Os projetos de intervenção incentivam a aprendizagem ativa, na qual os estudantes são protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. Eles são envolvidos em investigações, pesquisas, tomada de decisões e resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem promove a curiosidade, a autonomia e a responsabilidade dos alunos, tornando-os participantes ativos nesse desenvolvimento. OBJETIVOS: Relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - UFPE. O foco do projeto foi a realização de uma proposta de intervenção com o intuito de quantificar o lixo proveniente das festividades carnavalescas e desenvolver estratégias para lidar com esse problema por meio da reutilização e reciclagem desses materiais. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca na literatura no período entre 10 de janeiro a 24 de abril de 2023, através das bases de dados: Periódicos Capes, SciELO e Google Scholar, seguindo as seguintes etapas: seleção de estudos; extração de informação; análise dos dados e síntese dos resultados. Em paralelo a essa pesquisa, sondou-se formas de reaproveitar esses materiais descartados na criação de ferramentas didáticas para o ensino de biologia. RESULTADO: Foram constatados índices de descarte de resíduos que podem exceder 3.000 toneladas durante esse período em algumas regiões do Brasil. Adicionalmente, procedeu-se à identificação dos materiais mais frequentemente descartados e ao estabelecimento do tempo necessário para sua degradação natural, visando avaliar seu impacto no ambiente. Por fim, foram examinadas alternativas para a reutilização dos referidos materiais, contribuindo para o desenvolvimento de recursos pedagógicos destinados ao ensino de biologia. CONCLUSÃO: Por meio deste projeto de intervenção, apurou-se a quantidade de lixo produzido durante o carnaval, seu impacto ao meio ambiente, bem como desenvolveu-se maneiras de reaproveitar parte desse descarte com a criação de ferramentas didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16453_TB5935_10122023233626.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE RAMOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.hrsantos2@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

INTRODUÇÃO: Os projetos de intervenção incentivam a aprendizagem ativa, na qual os estudantes são protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. Eles são envolvidos em investigações, pesquisas, tomada de decisões e resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem promove a curiosidade, a autonomia e a responsabilidade dos alunos, tornando-os participantes ativos nesse desenvolvimento. OBJETIVOS: Relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - UFPE. O foco do projeto foi a realização de uma proposta de intervenção com o intuito de quantificar o lixo proveniente das festividades carnavalescas e desenvolver estratégias para lidar com esse problema por meio da reutilização e reciclagem desses materiais. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca na literatura no período entre 10 de janeiro a 24 de abril de 2023, através das bases de dados: Periódicos Capes, SciELO e Google Scholar, seguindo as seguintes etapas: seleção de estudos; extração de informação; análise dos dados e síntese dos resultados. Em paralelo a essa pesquisa, sondou-se formas de reaproveitar esses materiais descartados na criação de ferramentas didáticas para o ensino de biologia. RESULTADO: Foram constatados índices de descarte de resíduos que podem exceder 3.000 toneladas durante esse período em algumas regiões do Brasil. Adicionalmente, procedeu-se à identificação dos materiais mais frequentemente descartados e ao estabelecimento do tempo necessário para sua degradação natural, visando avaliar seu impacto no ambiente. Por fim, foram examinadas alternativas para a reutilização dos referidos materiais, contribuindo para o desenvolvimento de recursos pedagógicos destinados ao ensino de biologia. CONCLUSÃO: Por meio deste projeto de intervenção, apurou-se a quantidade de lixo produzido durante o carnaval, seu impacto ao meio ambiente, bem como desenvolveu-se maneiras de reaproveitar parte desse descarte com a criação de ferramentas didáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.