INTRODUÇÃO: Os projetos de intervenção incentivam a aprendizagem ativa, na qual os estudantes são protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. Eles são envolvidos em investigações, pesquisas, tomada de decisões e resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem promove a curiosidade, a autonomia e a responsabilidade dos alunos, tornando-os participantes ativos nesse desenvolvimento. OBJETIVOS: Relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - UFPE. O foco do projeto foi a realização de uma proposta de intervenção com o intuito de quantificar o lixo proveniente das festividades carnavalescas e desenvolver estratégias para lidar com esse problema por meio da reutilização e reciclagem desses materiais. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca na literatura no período entre 10 de janeiro a 24 de abril de 2023, através das bases de dados: Periódicos Capes, SciELO e Google Scholar, seguindo as seguintes etapas: seleção de estudos; extração de informação; análise dos dados e síntese dos resultados. Em paralelo a essa pesquisa, sondou-se formas de reaproveitar esses materiais descartados na criação de ferramentas didáticas para o ensino de biologia. RESULTADO: Foram constatados índices de descarte de resíduos que podem exceder 3.000 toneladas durante esse período em algumas regiões do Brasil. Adicionalmente, procedeu-se à identificação dos materiais mais frequentemente descartados e ao estabelecimento do tempo necessário para sua degradação natural, visando avaliar seu impacto no ambiente. Por fim, foram examinadas alternativas para a reutilização dos referidos materiais, contribuindo para o desenvolvimento de recursos pedagógicos destinados ao ensino de biologia. CONCLUSÃO: Por meio deste projeto de intervenção, apurou-se a quantidade de lixo produzido durante o carnaval, seu impacto ao meio ambiente, bem como desenvolveu-se maneiras de reaproveitar parte desse descarte com a criação de ferramentas didáticas.