A hegemonia liberal na esfera educacional desenvolveu seu processo de consolidação no Brasil na década de 1990. Nessa perspectiva, o estudo apresenta através da análise do Documento-Base do Projeto Político Pedagógico de 2012 (PPP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com ênfase no ensino médio integrado ao ensino profissional, os pontos de resistência à flexibilização dessa etapa do ensino propostas pelo neoliberalismo no período de discussão e aprovação da LDB de 1996, a Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e as suas consequências nos anos seguintes a esse documento, especificamente, de 2017 a 2022. Foram mostrados os conceitos da temática, a influência na educação brasileira através da análise do PPP (2012) do IFRN e os pontos de resistência à precarização do ensino médio integrado, a partir das diretrizes encontradas no documento, comparando-o com as determinações da proposta neoliberal. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, através de um levantamento documental. Na fase da análise e tratamento de dados foi empregada a análise documental. Os resultados apontam o PPP (2012) do IFRN e o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio como uma trincheira construída que sinaliza contra a então debatida reforma do Ensino Médio. Percebeu-se no PPP (2012) pesquisado o compromisso com a politecnia, a inclusão, transformação de vida dos filhos da classe trabalhadora, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, dentro da proposta da educação humana integral. No seu desenvolvimento descobriu-se os entrelaçamentos de políticas em direção ao acesso, permanência e êxito dos educandos, com oferecimento de condições que superem dificuldades econômicas, físicas e mentais para o êxito escolar e entendeu-se a necessidade de que novas trincheiras precisam ser erguidas em confronto com as determinações neoliberais como a necessidade de pesquisas que abordem a temática além da análise documental.