A adolescência é uma fase da vida humana marcada por mudanças biopsicossociais significativas. Além de lidar com conflitos gerados pela transformação biológica, o/a adolescente precisa escolher o caminho profissional que deseja seguir, o que pode gerar conflitos intrapessoal e interpessoal. Soma-se a isso, o fato do/a jovem se deparar com a liquidez das relações e das ofertas de trabalho. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as inquietações de estudantes-adolescentes diante do desafio de ter que decidir qual caminho seguir após conclusão do ensino médio. Dão subsídios às reflexões os pressupostos teóricos acerca de Estados de Identidade na Adolescência e Modernidade Líquida. Participaram da investigação setenta e cinco (75) estudantes do terceiro ano (quinto período) do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, cuja faixa etária era de 16 a 18 anos de idade. Trata de pesquisa qualitativa, descritiva-explicativa. Os dados foram coletados mediante questionário contendo sete (7) perguntas dissertativas, norteadas pelo principal questionamento: o que te preocupa ao pensar na conclusão do Ensino Médio? As respostas coletadas foram organizadas e os dados gerados mediante o método de Análise Textual Discursiva (ATD), seguindo as fases de unitarização, categorização e comunicação. Os resultados da pesquisa revelaram que as principais inquietações dos/as estudantes-adolescentes são referentes a: incerteza com o futuro, decidir qual curso e como ingressar no ensino superior, ter disponibilidade do curso que deseja próximo à cidade que reside, recurso financeiro para manutenção da rotina de estudante e a insegurança quanto ao mercado de trabalho.