O Nordeste Brasileiro é composto por nove estados, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, apresentando, assim, uma grande variedade de plantas, que muitas vezes, a maioria das pessoas não consegue perceber cotidianamente, o que chamamos de “cegueira botânica”. A botânica é o ramo da biologia que estuda a vida das plantas, analisando aspectos como crescimento, reprodução, desenvolvimento, metabolismo, doenças e evolução dos organismos vegetais. O ensino da botânica, muitas vezes, ocorre de forma teórica e descritiva, o que pode desestimular o interesse dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo a produção de jogos educativos com a finalidade de combater a "cegueira botânica" em relação às plantas do Nordeste. Os alunos do 6 ano B, do ensino fundamental, durante as aulas de ciências produziram jogos utilizando os seguintes materiais: cartolina, papelão, papel ofício, material reciclado, cola, tesoura, canetinha e figuras das espécies. Os discentes produziram os seguintes jogos: jogo da memória, quebra - cabeça, trilha das plantas das plantas e Uno das plantas do Nordeste. Logo, observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção dos jogos, pois conheceram as características das plantas durante os jogos e perceberam que já tinham algum conhecimento de algumas plantas ou já tinham ouvido falar das mesmas. Assim, podemos concluir que a gamificação no aprendizado das plantas é um ótimo recurso para a "cegueira botânica".