Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS SOBRE A DIVERSIDADE DE PLANTAS DO NORDESTE BRASILEIRO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97077
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3214
    "inscrito_id" => 4418
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS SOBRE A DIVERSIDADE DE PLANTAS DO NORDESTE BRASILEIRO."
    "resumo" => "O Nordeste Brasileiro é composto por nove estados, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, apresentando, assim, uma grande variedade de plantas, que muitas vezes, a maioria das pessoas não consegue perceber cotidianamente, o que chamamos de “cegueira botânica”. A botânica é o ramo da biologia que estuda a vida das plantas, analisando aspectos como crescimento, reprodução, desenvolvimento, metabolismo, doenças e evolução dos organismos vegetais. O ensino da botânica, muitas vezes, ocorre de forma teórica e descritiva, o que pode desestimular o interesse dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo a produção de jogos educativos com a finalidade de combater a "cegueira botânica" em relação às plantas do Nordeste. Os alunos do 6 ano B, do ensino fundamental, durante as aulas de ciências produziram jogos utilizando os seguintes materiais: cartolina, papelão, papel ofício, material reciclado, cola, tesoura, canetinha e figuras das espécies. Os discentes produziram os seguintes jogos: jogo da memória, quebra - cabeça, trilha das plantas das plantas e Uno das plantas do Nordeste. Logo, observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção dos jogos, pois conheceram as características das plantas durante os jogos e perceberam que já tinham algum conhecimento de algumas plantas ou já tinham ouvido falar das mesmas. Assim, podemos concluir que a gamificação no aprendizado das plantas é um ótimo recurso para a "cegueira botânica"."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4418_TB3214_18052023212806.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEÓRGIA CARVALHO ANSELMO"
    "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA"
    "autor_email" => "anselmogeorgia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97077
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3214
    "inscrito_id" => 4418
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS SOBRE A DIVERSIDADE DE PLANTAS DO NORDESTE BRASILEIRO."
    "resumo" => "O Nordeste Brasileiro é composto por nove estados, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, apresentando, assim, uma grande variedade de plantas, que muitas vezes, a maioria das pessoas não consegue perceber cotidianamente, o que chamamos de “cegueira botânica”. A botânica é o ramo da biologia que estuda a vida das plantas, analisando aspectos como crescimento, reprodução, desenvolvimento, metabolismo, doenças e evolução dos organismos vegetais. O ensino da botânica, muitas vezes, ocorre de forma teórica e descritiva, o que pode desestimular o interesse dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo a produção de jogos educativos com a finalidade de combater a "cegueira botânica" em relação às plantas do Nordeste. Os alunos do 6 ano B, do ensino fundamental, durante as aulas de ciências produziram jogos utilizando os seguintes materiais: cartolina, papelão, papel ofício, material reciclado, cola, tesoura, canetinha e figuras das espécies. Os discentes produziram os seguintes jogos: jogo da memória, quebra - cabeça, trilha das plantas das plantas e Uno das plantas do Nordeste. Logo, observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção dos jogos, pois conheceram as características das plantas durante os jogos e perceberam que já tinham algum conhecimento de algumas plantas ou já tinham ouvido falar das mesmas. Assim, podemos concluir que a gamificação no aprendizado das plantas é um ótimo recurso para a "cegueira botânica"."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4418_TB3214_18052023212806.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEÓRGIA CARVALHO ANSELMO"
    "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA"
    "autor_email" => "anselmogeorgia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Nordeste Brasileiro é composto por nove estados, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, apresentando, assim, uma grande variedade de plantas, que muitas vezes, a maioria das pessoas não consegue perceber cotidianamente, o que chamamos de “cegueira botânica”. A botânica é o ramo da biologia que estuda a vida das plantas, analisando aspectos como crescimento, reprodução, desenvolvimento, metabolismo, doenças e evolução dos organismos vegetais. O ensino da botânica, muitas vezes, ocorre de forma teórica e descritiva, o que pode desestimular o interesse dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo a produção de jogos educativos com a finalidade de combater a "cegueira botânica" em relação às plantas do Nordeste. Os alunos do 6 ano B, do ensino fundamental, durante as aulas de ciências produziram jogos utilizando os seguintes materiais: cartolina, papelão, papel ofício, material reciclado, cola, tesoura, canetinha e figuras das espécies. Os discentes produziram os seguintes jogos: jogo da memória, quebra - cabeça, trilha das plantas das plantas e Uno das plantas do Nordeste. Logo, observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção dos jogos, pois conheceram as características das plantas durante os jogos e perceberam que já tinham algum conhecimento de algumas plantas ou já tinham ouvido falar das mesmas. Assim, podemos concluir que a gamificação no aprendizado das plantas é um ótimo recurso para a "cegueira botânica".

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.