Nos últimos tempos, destaca-se a importância de desenvolver novas metodologias de ensino atrativas e enriquecedoras para o ambiente escolar. Nesse contexto, a disciplina "Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formações Docentes III", do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte, propôs-se a criação de métodos lúdicos para o ensino de Química. A metodologia adotada consistiu no desenvolvimento do jogo "Passa ou Repassa Químico" com o objetivo de avaliar a aprendizagem, interação, participação, conhecimento e diversão dos alunos em relação ao conteúdo estudado em sala de aula. O jogo foi aplicado em uma turma do terceiro período da Licenciatura em Química, sendo recebido com entusiasmo pelos alunos devido à facilidade de aplicação, adaptação e domínio do conteúdo. Sua simplicidade no desenvolvimento permite utilizá-lo também para revisar e avaliar outros conteúdos. A aplicação do jogo proporcionou aos alunos a percepção da importância e potencialidade dos jogos como método de ensino e aprendizagem. Por meio dele, os estudantes desenvolveram e aprimoraram seus conhecimentos de maneira divertida e ativa. O uso de jogos em sala de aula tem se tornado uma forte tendência na busca por estratégias que tornem o ensino mais eficaz e cativante. O jogo "Passa ou Repassa Químico" foi criado como uma ferramenta de avaliação e revisão do conteúdo de Química, e sua aplicação demonstrou ser um método eficiente, envolvendo os alunos e promovendo uma assimilação dos conceitos abordados, envolvendo os alunos de forma lúdica para uma maior assimilação dos conceitos abordados. Essa experiência ressalta a importância de explorar diferentes abordagens pedagógicas, como o uso de jogos, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na área da química.