O presente trabalho busca se aprofundar na percepção de gestores e docentes de duas escolas da rede pública de ensino do estado de São Paulo sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Para a consecução desse objetivo, realizamos um total de seis entrevistas semiestruturadas (dois diretores, dois coordenadores e dois docentes) entre dezembro de 2022 e março de 2023. Os dados obtidos através das entrevistas foram examinados com base na análise de conteúdo mediada pelo software francês Iramuteq de análise de textos. A análise documental e a pesquisa bibliográfica completam, na condição de auxiliares, as técnicas utilizadas. O desenvolvimento do texto se pauta pela reflexão em torno de uma problemática: como gestores e docentes travaram contato com a Reforma do Ensino Médio? A pesquisa nos revela que a reforma, amplamente reconhecida na literatura acadêmica por sua imposição autoritária através de uma Medida Provisória de setembro de 2016, e aprovada no Congresso em regime de urgência, pegou muitos de surpresa, em um contexto de pandemia da Covid-19, e que, apesar das reuniões com membros e dirigentes da Secretaria de Educação do estado, gestores e docentes tiveram de se adaptar às mudanças no dia a dia, conforme a implementação avançava.