As tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) permeiam a vida em sociedade, se modificando para atender as necessidades dos indivíduos. O desenvolvimento das TIC’s trouxe agilidade, praticidade e abrangência de público para as informações a serem transmitidas. Um dos maiores exemplos foi a chamada era do rádio, durante o qual até mesmo cursos, na modalidade que hoje chamamos de Educação à Distância (EAD), tinham seu espaço nas emissoras de rádio. A apropriação das TIC’s faz-se necessária para mediar a discussão, ou mesmo, a divulgação de determinadas informações em massa, pelos mais diversos motivos. Propagandas de cunho comercial, outdoors, panfletos e vídeos são exemplos de meios utilizados para disseminar ideias e normas para a sociedade, assim, informando e/ou moldando-a. Percebe-se que as TIC’s também tomam caráter educativo ao serem usadas na promoção de campanhas informativas que buscam modificar determinados aspectos da sociedade. Desse modo, compreende-se que as TICs se integram ao processo educativo e à sociedade de modo geral. Para tanto, além da tecnologia, é necessário um professor qualificado para compreender as possibilidades das TICs durante as aulas, além de uma metodologia de ensino que promova a criticidade dos alunos diante das informações observadas nas aulas. Nessa perspectiva, este trabalho busca relatar a atuação de bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte em ações sócio educativas de temática “dengue” com alunos do 3ª ano do ensino fundamental. As revisões bibliográficas e demais referenciais teóricos, usados na produção deste artigo e da ação pedagógica, apoiam a interdisciplinaridade entre informática e língua portuguesa. A culminância dessa pesquisa e atuação resultou na produção participativa de mídias no combate à dengue na comunidade da escola que os bolsistas do PIBID atuam.