O imaginário do ser professor pelo licenciando, em geral, é previamente delineado a partir das vivências enquanto estudante desde a Educação Básica. Contudo, ao ingressar na Universidade, este imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para constituição do ser professor a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Ancorado em autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros, abordaremos neste trabalho, acerca da formação inicial relacionando-a com a importância da extensão, pesquisa e ensino para o licenciando. Com a natureza de ensino, explicitamos acerca de sua participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Prosseguiremos, descrevendo as contribuições do projeto de extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, crítica, autônoma e diferenciada. Em relação a dimensão da pesquisa, evidenciamos a participação enquanto monitor voluntário, do projeto de Iniciação a Pesquisa intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. Participar dos três projetos foi importante, pois permitiu articular teoria e prática, ter um olhar de pesquisador ao refletir acerca das nuances e dinâmicas de uma sala de aula, bem como as relações existentes entre estudante, professor e a comunidade escolar, além de oportunizar ao licenciando a vivência na escola, que contribuiu para diminuir a sensação do medo e da insegurança para ensinar. Portanto, advogamos pela importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino, pois além do amadurecimento profissional e pessoal, contribuem para uma visão mais refinada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos.