O presente trabalho é fruto de um projeto denominado “Ciência na Ilha”, voltado à uma vivência científica para os alunos da graduação, organizado pelo Clube de Ciências, da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA) em sua 15 edição, no ano de 2022. Teve como objetivo, analisar a relação do ensino de ciências e a atividade lúdica, com alunos do 4° ano do ensino fundamental I, em uma Escola Municipal, na ilha de Cotijuba, em Belém do Pará. Caracterizou-se como um estudo de cunho qualitativo, em que foi elaborada e desenvolvida uma oficina, intitulada: “A reutilização de materiais recicláveis encontrados na ilha de cotijuba para a producão de objetos multiuso”. Foi apresentado um breve questionário para os alunos ao final da oficina. Os resultados obtidos destacaram a importância de desenvolver trabalhos de sensibilização ambiental, por meio de situações encontradas no cotidiano. Os alunos se mostraram interessados nos conhecimentos abordados pelo professor e em como reutilizar resíduos sólidos encontrados no ambiente, propondo questões para refletir sobre as consequências sociais e ambientais do lixo despejado na ilha. A atividade lúdica mostrou-se relevante para incentivo à aprendizagem em práticas escolares com alunos neste nível de ensino. Portanto, a atividade de sensibilização ambiental foi considerada, pelos alunos, como sendo importante e significativa para os moradores da região ribeirinha.