Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE É FEMINISMO? PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA LEITURA E DEBATE SOBRE O LIVRO SEJAMOS TODOS FEMINISTAS, DE CHIMAMANDA NGOZI

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94907
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 224
    "titulo" => "O QUE É FEMINISMO? PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA LEITURA E DEBATE SOBRE O LIVRO SEJAMOS TODOS FEMINISTAS, DE CHIMAMANDA NGOZI"
    "resumo" => "Com o número crescente de feminicídios em nosso país entrelaçado a um machismo estrutural que oprime, espanca, persegue e mata mulheres diariamente, precisamos discutir, compreender e assimilar o conceito de feminismo em nossas escolas, desmisticando e retirando dele os estereótipos que o colocam em igualdade ao machismo. Nesse sentido, propomos a leitura de Sejamos todos feministas (2014), a versão em livro de uma palestra que Chimamanda Ngozi realizou em 2012, no TEDxEuston, uma conferência anual cujo foco é a África. No livro, a autora mostra através de exemplos que ocorreram em sua vida como o machismo marca uma sociedade, associando essas marcas a sociedade que nasceu, o que não exclui as demais das mesmas experiências. Nesse sentido, o trabalho com a leitura e discussão acerca do texto objetiva o entendimento do conceito, mas sobretudo colocar em pauta as discussões sobre as ideias que perpassam a luta feminista como direitos iguais, lutas salariais, dar voz às mulheres, excluir a educação sexista dos currículos, combater à violência física e psicológica etc. A proposta didática, por sua vez, baseia-se na discussão do conceito, seguida da leitura em sala do livro e, por fim, da exposição de ideias através da produção de mapas mentais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID224_TB353_18112023181301.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "anna.souza1@professor.pb."
    "autor_ies" => "ECI JAIRO AIRES CALUÊTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94907
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 224
    "titulo" => "O QUE É FEMINISMO? PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA LEITURA E DEBATE SOBRE O LIVRO SEJAMOS TODOS FEMINISTAS, DE CHIMAMANDA NGOZI"
    "resumo" => "Com o número crescente de feminicídios em nosso país entrelaçado a um machismo estrutural que oprime, espanca, persegue e mata mulheres diariamente, precisamos discutir, compreender e assimilar o conceito de feminismo em nossas escolas, desmisticando e retirando dele os estereótipos que o colocam em igualdade ao machismo. Nesse sentido, propomos a leitura de Sejamos todos feministas (2014), a versão em livro de uma palestra que Chimamanda Ngozi realizou em 2012, no TEDxEuston, uma conferência anual cujo foco é a África. No livro, a autora mostra através de exemplos que ocorreram em sua vida como o machismo marca uma sociedade, associando essas marcas a sociedade que nasceu, o que não exclui as demais das mesmas experiências. Nesse sentido, o trabalho com a leitura e discussão acerca do texto objetiva o entendimento do conceito, mas sobretudo colocar em pauta as discussões sobre as ideias que perpassam a luta feminista como direitos iguais, lutas salariais, dar voz às mulheres, excluir a educação sexista dos currículos, combater à violência física e psicológica etc. A proposta didática, por sua vez, baseia-se na discussão do conceito, seguida da leitura em sala do livro e, por fim, da exposição de ideias através da produção de mapas mentais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID224_TB353_18112023181301.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "anna.souza1@professor.pb."
    "autor_ies" => "ECI JAIRO AIRES CALUÊTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com o número crescente de feminicídios em nosso país entrelaçado a um machismo estrutural que oprime, espanca, persegue e mata mulheres diariamente, precisamos discutir, compreender e assimilar o conceito de feminismo em nossas escolas, desmisticando e retirando dele os estereótipos que o colocam em igualdade ao machismo. Nesse sentido, propomos a leitura de Sejamos todos feministas (2014), a versão em livro de uma palestra que Chimamanda Ngozi realizou em 2012, no TEDxEuston, uma conferência anual cujo foco é a África. No livro, a autora mostra através de exemplos que ocorreram em sua vida como o machismo marca uma sociedade, associando essas marcas a sociedade que nasceu, o que não exclui as demais das mesmas experiências. Nesse sentido, o trabalho com a leitura e discussão acerca do texto objetiva o entendimento do conceito, mas sobretudo colocar em pauta as discussões sobre as ideias que perpassam a luta feminista como direitos iguais, lutas salariais, dar voz às mulheres, excluir a educação sexista dos currículos, combater à violência física e psicológica etc. A proposta didática, por sua vez, baseia-se na discussão do conceito, seguida da leitura em sala do livro e, por fim, da exposição de ideias através da produção de mapas mentais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.