Este escrito traz registros da análise acerca do Documento Curricular do Estado do Tocantins – etapa Ensino Médio, que apresenta uma nova possibilidade para a estrutura curricular, o qual está dividido em duas partes descritas: Formação Geral Básica / FGB e Itinerários Formativos / IF. A FGB é apresentada atendendo elementos comuns obrigatórios para o ensino médio em todo território nacional, composta por habilidades e competências definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), dentro das áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares. Os itinerários formativos do Tocantins estão divididos em Trilhas de Aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida, que compreendem um conjunto de unidades curriculares de escolha dos estudantes a partir de seus projetos de vida. Esta composição visa fortalecer e consolidar as aprendizagens dos estudantes na qual a função do IF, é ampliar e aprofundar a Formação Geral Básica. No entanto questiona-se, a rede de ensino e a unidade de ensino possuem condições de oferta com qualidade destes itinerários? Também busca contemplar o Quinto Itinerário que estabelece diretrizes para os cursos de Educação Profissional e Tecnológica, questiona-se o referido itinerário fornecerá bases teóricas e metodológicas com qualidade para atender a profissionalização no ensino médio. A metodologia usada traz uma abordagem qualitativa e descritiva apresentamos as etapas da análise documental por meio de bibliografias, na qual a coleta de dados apresentada por meio da legislação e diretrizes que normatizam toda essa mudança ocorrida com a Lei: 13415/2017, que estabelece as mudanças no ensino médio, bem como tece críticas à referida proposta.