A motivação para produção deste artigo decorre da vivência participativa no subprojeto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID de Pedagogia da UFPB, após os estudos abordados sobre o tema nas reuniões semanais, nosso grupo se encantou com esse universo mágico. Diante disso, as leituras fizeram surgir à indagação: Como o conto literário se conecta nessa participação mediadora no universo educacional? Dessa forma o objetivo desse trabalho é compreender como o conto literário se conecta nessa participação mediadora no universo educacional. A pesquisa que desenvolvemos é de caráter documental qualitativo. Buscamos dialogar com os autores: Pereira (2007), Almeida; Nicoletti; Robaína (2023), Xavier (2023), Ferreira; Pretto (2012), Pires; Bettencourt (2000), Tavares (2010), Fonseca (2023). Os resultados apontam a importância da literatura infantil como recurso pedagógico nesse processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a criança um despertar para a leitura e seu envolvimento na contação de história; por meio da literatura constatamos a união da família e da escola, criando oportunidade para desenvolver a imaginação, criatividade, concentração, memória e compreensão, ampliando sua capacidade de visão do mundo. São diversos os benefícios da literatura infantil, incluindo o vínculo afetivo viabilizando trabalhar os sentimentos nessa fase de reconhecimento e pertencimento na sociedade.