Este trabalho aborda um relato de experiência sobre o jogo intitulado Trilha Matemática que foi construído por bolsistas do Programa Institucional de Apoio à Docência (PIBID), utilizando material reciclável. O estudo teve como objetivo relatar a experiência com a construção e aplicação do jogo, utilizado como estratégia para facilitar o aprendizado matemático e visando a sustentabilidade ambiental. Foram utilizadas garrafas pet para representar os peões, duas caixas de papelão, sendo uma para construir o dado e a outra para as questões matemática. O jogo foi aplicado numa escola de rede pública municipal da Paraíba para cerca de vinte e cinco alunos do Ciclo III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante a aplicação da Trilha matemática, houve envolvimento entre bolsistas, alunos da EJA e competição entre as equipes formadas. Os alunos especiais, embora não soubesse resolver as questões, eles jogavam o dado, pegavam a questão na caixa e os demais alunos de sua equipe ajudavam na resolução das questões. Dessa forma, todos os alunos participaram ativamente da atividade. A avaliação foi feita com questões orais e os alunos relataram que o jogo foi excelente, pois eles se divertiram, aprenderam os objetos do conhecimento explorados nas questões e obtiveram um olhar crítico relacionados aos problemas ambientais que os rodeiam, bem como a preocupação com o bem estar das gerações futuras. Com essa atividade, foi possível perceber o bom desempenho de todos, aprendizagem significativa e o despertar para boas práticas que visam a construção da consciência ambiental.