Neste trabalho propomos reflexões sobre o projeto de extensão “Sociologia, Juventude e Cidadania”, inscrito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2017. Tendo como objetivo o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação cidadã principalmente de estudantes do ensino médio, mas não apenas, o projeto tem realizado palestras, debates, oficinas e rodas de conversa em colégios estaduais da rede pública do Rio de Janeiro, e mais recentemente também em pré-vestibulares sociais, mantendo-se atuante inclusive durante o contexto remoto decorrente da pandemia da COVID-19, quando criamos o perfil @sociologiajovem no Instagram. Inspirando-se em Freire (1993), nossa intenção é contribuir, junto aos estudantes de diferentes cidades, mas com predominância da capital, na ampliação do debate sobre temáticas importantes para o desenvolvimento da cidadania, do pensamento crítico e de uma formação em direitos humanos. Nossos temas envolvem a atual conjuntura político-econômica do país, o meio ambiente, o combate aos preconceitos de diversas origens, o papel do jovem frente à conjuntura política e as perspectivas universitárias oferecidas pelo sistema de cotas da UERJ. O projeto também contribui com a licenciatura em Ciências Sociais da UERJ ao levar os licenciandos para as atividades enquanto sujeitos ativos das ações empreendidas. Até o presente momento realizamos aproximadamente cinquenta atividades em mais de vinte escolas. Já o @sociologiajovem apresenta mais de setenta postagens críticas/informativas/reflexivas voltadas para estudantes da educação básica, licenciandos em Ciências Sociais e professores de Sociologia.