O trabalho em tela visa discutir sobre o Programa de alfabetização de jovens e adultos intitulado de Transformação, que tem como meta, promover a inclusão social e o resgate da cidadania de Travestis e Transexuais em situação de vulnerabilidade do município de Pau dos Ferros/RN, através de atendimento educacional, acompanhamento psicossocial e ações de prevenção e cuidados com a saúde a partir do estabelecimento de parcerias. Desta forma, temos como objetivo principal, analisar os impactos do programa a partir das vozes dos sujeitos participantes, em que nos utilizamos de questionários aplicados a alunos e alunas que frequentam o programa, para assim, realizarmos o levantamento dos dados que constam nesta pesquisa. Para a fundamentação teórica trazemos alguns documentos e autores que discutem sobre a EJA no nosso país na perspectiva da inclusão e diversidade, como: Brasil (1996), Freire (1996) e (2014), Jardilino (2014), Moura e Silva (2016) e Arroyo (2017). Os resultados revelam que apesar dos desafios encontrados pelos participantes, o programa tem um papel crucial na inclusão social dos mesmos, bem como, na formação humana, possibilitando um maior empoderamento enquanto pessoas Trans, com uma maior visibilidade nos atendimentos dos espaços públicos, contribuindo desta forma no resgaste da cidadania, autonomia e liberdade desta população.