Neste artigo visamos discutir sobre a construção da identidade docente durante a sua trajetória de formação e suas experiências pedagógicas, na qual, esta construção depende da memória, que advém do papel social do sujeito através das relações e posições com o mundo. Nesse sentido o referente trabalho tem por objetivo analisar a memórias de professoras aposentadas e suas trajetórias de formação na educação básica diante as práticas pedagógicas, na tentativa de conhecer as divergências e convergências enfrentadas na formação docente, possibilitando relatar e refletir as experiências proporcionadas durante sua trajetória como profissional. Diante o repertório teórico foi utilizado como autores principais os pensamentos de Pimenta (1999); Tardif (2007); Borges (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Para construção dos dados utilizamos uma Dessa forma, utilizamos como metodologia, uma abordagem qualitativa, empregamos o método de pesquisa de campo e o instrumento da coleta de dados a entrevista com as seguintes perguntas que estão divididas por blocos: I- Infância e Família: Onde nasceu e morou durante sua infância?; 2-Nome pai, mãe e irmãos?; Quais as lembranças que marcaram sua infância?; II-Educação Básica e Formação Inicial: Como foi seu percurso escolar durante a Educação Básica?; Fale um pouco sobre sua escolha profissional.; Como foi seu percurso de formação inicial e continuada?; IIII-Experiência Profissional: Relate suas primeiras experiências profissionais; Quais os maiores desafios encontrados na profissão?; Como você avalia seu processo de auto formação, como o espaço (ambiente de trabalho) e os colegas de profissão, contribuíram para o sua formação?; V – Epílogo: Se pudesse resumir sua história pessoal e profissional em poucas palavras, como gostaria de ser lembrada?. Todas as reflexões acerca do depoimento da professora, mostram que os docentes constroem e reconstroem sua identidade e a aplicação dos seus saberes para melhor se adequar às suas realidades de trabalho.