A educação básica brasileira tem passado por intensas reformulações principalmente direcionadas ao ensino médio. Nesse contexto, os cursos de licenciatura necessitam estar alinhados às discussões quanto aos cenários, adequações e concepções curriculares. Objetivou- se a partir do presente estudo analisar, sob o ponto de vista de discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, residentes do Programa de Residência Pedagógica, a relação de coexistência entre alterações curriculares implantadas nas escolas campo e os elementos formativos oferecidos pelo curso. Reuniu-se o público alvo de forma virtual pela plataforma google meet com a finalidade de promover um espaço de reflexões e discussões a partir da temática: “Formação acadêmica e atuação profissional”, tendo os participantes respondido a um questionário pela plataforma google forms. Através da tabulação e análise dos dados evidenciou-se a falta de alinhamento entre o que se propõem como reforma curricular no ensino básico e o que se tem discutido como formação docente, sendo mencionada a importância dos programas de iniciação à docência como um mecanismo essencial de reparação e inserção nas vivências e necessidades formativas advindas do espaço escolar. Sugere-se, portanto, a necessária adaptação/adequação dos cursos de licenciatura, tendo as vivências e demandas dos atuais cenários escolares como elementos norteadores das discussões e contextos formativos.