Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANUROS NO IMAGINÁRIO DOS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS – CECITEC/UECE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97002
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3123
    "inscrito_id" => 9130
    "titulo" => "ANUROS NO IMAGINÁRIO DOS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS – CECITEC/UECE"
    "resumo" => "Os anfíbios compreendem as ordens: Anura, Urodela e Gymnophiona. Os anuros são conhecidos popularmente como: sapos, rãs e pererecas, animais que requerem habitats com umidade alta para preservar a capacidade de trocas gasosas do tegumento. A destruição dos habitats naturais tem aumentado a presença desses animais em áreas urbanas, em busca de abrigo e alimento. A rejeição do homem em relação aos anuros pode ser explicada pela falta de conhecimento sobre a ecologia desses animais. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de graduação sobre a compreensão do papel ecológico do sapo cururu (Rhinella jimi), escolhido por ser uma espécie frequentemente vista em áreas urbanas. Foram aplicados questionários de forma presencial com 60 alunos do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC-UECE), dos cursos de licenciatura em biologia, química e pedagogia. Do total de estudantes foram 37% do sexo feminino e, do sexo masculino foram 63%. Quando indagados sobre as reações de avistar um sapo cururu, 34% responderam que deveriam retirar o animal do local, 21% responderam que correriam, 21% outras reações, 12% jogaria algo, chamar ajuda e aproximar do animal 6% cada. Quando questionados sobre os sentimentos ao observar um sapo, as respostas obtidas foram: repugnância (13 vezes), curiosidade (11 vezes) e medo (10 vezes). Nesse momento foi perguntado quando esses estudantes tiveram contato com os conhecimentos relativos aos anfíbios, sendo o ensino fundamental 2 e ensino médio semelhantes no quantitativo de 10 estudantes cada um. Ainda foi perguntado se os entrevistados tiveram contato com informações relativas a anfíbios dentro das abordagens formal e informal da educação ambiental, mais de 50% dos entrevistados respondeu não ter nenhuma informação relativa a esse grupo de animais. Desta forma a educação ambiental formal e informal não está atingindo a conscientização necessária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9130_TB3123_08092023114519.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JE"
    "autor_email" => "eduardo549.andrade@aluno."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97002
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3123
    "inscrito_id" => 9130
    "titulo" => "ANUROS NO IMAGINÁRIO DOS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS – CECITEC/UECE"
    "resumo" => "Os anfíbios compreendem as ordens: Anura, Urodela e Gymnophiona. Os anuros são conhecidos popularmente como: sapos, rãs e pererecas, animais que requerem habitats com umidade alta para preservar a capacidade de trocas gasosas do tegumento. A destruição dos habitats naturais tem aumentado a presença desses animais em áreas urbanas, em busca de abrigo e alimento. A rejeição do homem em relação aos anuros pode ser explicada pela falta de conhecimento sobre a ecologia desses animais. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de graduação sobre a compreensão do papel ecológico do sapo cururu (Rhinella jimi), escolhido por ser uma espécie frequentemente vista em áreas urbanas. Foram aplicados questionários de forma presencial com 60 alunos do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC-UECE), dos cursos de licenciatura em biologia, química e pedagogia. Do total de estudantes foram 37% do sexo feminino e, do sexo masculino foram 63%. Quando indagados sobre as reações de avistar um sapo cururu, 34% responderam que deveriam retirar o animal do local, 21% responderam que correriam, 21% outras reações, 12% jogaria algo, chamar ajuda e aproximar do animal 6% cada. Quando questionados sobre os sentimentos ao observar um sapo, as respostas obtidas foram: repugnância (13 vezes), curiosidade (11 vezes) e medo (10 vezes). Nesse momento foi perguntado quando esses estudantes tiveram contato com os conhecimentos relativos aos anfíbios, sendo o ensino fundamental 2 e ensino médio semelhantes no quantitativo de 10 estudantes cada um. Ainda foi perguntado se os entrevistados tiveram contato com informações relativas a anfíbios dentro das abordagens formal e informal da educação ambiental, mais de 50% dos entrevistados respondeu não ter nenhuma informação relativa a esse grupo de animais. Desta forma a educação ambiental formal e informal não está atingindo a conscientização necessária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9130_TB3123_08092023114519.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JE"
    "autor_email" => "eduardo549.andrade@aluno."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os anfíbios compreendem as ordens: Anura, Urodela e Gymnophiona. Os anuros são conhecidos popularmente como: sapos, rãs e pererecas, animais que requerem habitats com umidade alta para preservar a capacidade de trocas gasosas do tegumento. A destruição dos habitats naturais tem aumentado a presença desses animais em áreas urbanas, em busca de abrigo e alimento. A rejeição do homem em relação aos anuros pode ser explicada pela falta de conhecimento sobre a ecologia desses animais. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de graduação sobre a compreensão do papel ecológico do sapo cururu (Rhinella jimi), escolhido por ser uma espécie frequentemente vista em áreas urbanas. Foram aplicados questionários de forma presencial com 60 alunos do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC-UECE), dos cursos de licenciatura em biologia, química e pedagogia. Do total de estudantes foram 37% do sexo feminino e, do sexo masculino foram 63%. Quando indagados sobre as reações de avistar um sapo cururu, 34% responderam que deveriam retirar o animal do local, 21% responderam que correriam, 21% outras reações, 12% jogaria algo, chamar ajuda e aproximar do animal 6% cada. Quando questionados sobre os sentimentos ao observar um sapo, as respostas obtidas foram: repugnância (13 vezes), curiosidade (11 vezes) e medo (10 vezes). Nesse momento foi perguntado quando esses estudantes tiveram contato com os conhecimentos relativos aos anfíbios, sendo o ensino fundamental 2 e ensino médio semelhantes no quantitativo de 10 estudantes cada um. Ainda foi perguntado se os entrevistados tiveram contato com informações relativas a anfíbios dentro das abordagens formal e informal da educação ambiental, mais de 50% dos entrevistados respondeu não ter nenhuma informação relativa a esse grupo de animais. Desta forma a educação ambiental formal e informal não está atingindo a conscientização necessária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.