O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é de suma importância para uma formação à formação inicial de professores, pois, o programa possibilita o primeiro contato dos futuros professores com os alunos da educação básica, bem como com o ambiente escolar. Este trabalho de abordagem qualitativa, de perspectiva narrativa tem como objetivo relatar a experiência de uma acadêmica durante sua participação como bolsista do PIBID. Como resultado sua vivência na escola proporcionou-lhe novos aprendizados em relação a profissão docente, visto que foi possível desenvolver diversas atividades pedagógicas para estimular os educandos a participarem ativamente da construção de seus conhecimentos, aprimorando o uso de estratégias didáticas a fim de contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem desses indivíduos. Dessa forma, compreendemos que as ações realizadas nas escolas, direcionadas pelo PIBID, foram essenciais durante o processo formativo da futura professora, visto que a mesma pode se abarcar de novas experiências em sua vivência acadêmica e profissional. Finalmente, destacamos que a observação da prática docente do professor supervisor foi significante para a formação docente da acadêmica, porque permitiu-lhe vivenciar e experiência a aproximação entre a teoria apreendida em seu curso de graduação e a prática pedagógica em sala de aula, motivando-a a avançar na compreensão dos conteúdos, bem como no uso de novas abordagens e metodologias, tanto para o ensino de Biologia, quanto de Química.