Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FOMENTANDO A COLABORAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO METAVERSO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA EMEF PROFESSOR GIBSON MAUL DE ANDRADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101022
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8670
    "inscrito_id" => 9039
    "titulo" => "FOMENTANDO A COLABORAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO METAVERSO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA EMEF PROFESSOR GIBSON MAUL DE ANDRADE"
    "resumo" => "Este estudo teve como foco principal investigar como a utilização do metaverso pode promover a colaboração no ensino da matemática, com base em um estudo de caso conduzido na Escola EMEF Professor Gibson Maul de Andrade. O objetivo primordial foi explorar de que maneira a imersão em ambientes virtuais poderia estimular a colaboração entre os alunos no contexto do aprendizado da matemática. A metodologia adotada envolveu a criação de um ambiente virtual educacional no metaverso, onde os alunos poderiam explorar conceitos matemáticos por meio de atividades interativas e colaborativas. Foram planejadas tarefas que exigiam a cooperação entre os estudantes para a resolução de problemas matemáticos complexos. Além disso, foram coletados dados qualitativos, como observações das interações dos alunos no ambiente virtual e feedback sobre a experiência de aprendizado.Os resultados alcançados indicaram que a imersão no metaverso promoveu uma maior colaboração entre os alunos no contexto do ensino da matemática. Os estudantes demonstraram um engajamento mais ativo nas atividades propostas, trabalhando em equipe para enfrentar os desafios matemáticos apresentados no ambiente virtual. Houve um aumento na troca de conhecimentos e na discussão de estratégias, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9039_TB8670_19112023143645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON VALENTIM"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonvalentim2014@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101022
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8670
    "inscrito_id" => 9039
    "titulo" => "FOMENTANDO A COLABORAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO METAVERSO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA EMEF PROFESSOR GIBSON MAUL DE ANDRADE"
    "resumo" => "Este estudo teve como foco principal investigar como a utilização do metaverso pode promover a colaboração no ensino da matemática, com base em um estudo de caso conduzido na Escola EMEF Professor Gibson Maul de Andrade. O objetivo primordial foi explorar de que maneira a imersão em ambientes virtuais poderia estimular a colaboração entre os alunos no contexto do aprendizado da matemática. A metodologia adotada envolveu a criação de um ambiente virtual educacional no metaverso, onde os alunos poderiam explorar conceitos matemáticos por meio de atividades interativas e colaborativas. Foram planejadas tarefas que exigiam a cooperação entre os estudantes para a resolução de problemas matemáticos complexos. Além disso, foram coletados dados qualitativos, como observações das interações dos alunos no ambiente virtual e feedback sobre a experiência de aprendizado.Os resultados alcançados indicaram que a imersão no metaverso promoveu uma maior colaboração entre os alunos no contexto do ensino da matemática. Os estudantes demonstraram um engajamento mais ativo nas atividades propostas, trabalhando em equipe para enfrentar os desafios matemáticos apresentados no ambiente virtual. Houve um aumento na troca de conhecimentos e na discussão de estratégias, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9039_TB8670_19112023143645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON VALENTIM"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonvalentim2014@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo teve como foco principal investigar como a utilização do metaverso pode promover a colaboração no ensino da matemática, com base em um estudo de caso conduzido na Escola EMEF Professor Gibson Maul de Andrade. O objetivo primordial foi explorar de que maneira a imersão em ambientes virtuais poderia estimular a colaboração entre os alunos no contexto do aprendizado da matemática. A metodologia adotada envolveu a criação de um ambiente virtual educacional no metaverso, onde os alunos poderiam explorar conceitos matemáticos por meio de atividades interativas e colaborativas. Foram planejadas tarefas que exigiam a cooperação entre os estudantes para a resolução de problemas matemáticos complexos. Além disso, foram coletados dados qualitativos, como observações das interações dos alunos no ambiente virtual e feedback sobre a experiência de aprendizado.Os resultados alcançados indicaram que a imersão no metaverso promoveu uma maior colaboração entre os alunos no contexto do ensino da matemática. Os estudantes demonstraram um engajamento mais ativo nas atividades propostas, trabalhando em equipe para enfrentar os desafios matemáticos apresentados no ambiente virtual. Houve um aumento na troca de conhecimentos e na discussão de estratégias, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos abordados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.