Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÍDIAS AUDIOVISUAIS E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: PENSANDO A HISTÓRIA ANTIGA NA REALIDADE DIGITAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Atualmente, vive-se uma realidade problemática de virtualização nas relações sociais em geral, a qual tem um impacto acentuado sobre a geração nascida pós-2010, “visto que já nasceram em meio a um ambiente cuja noção de tempo e espaço está sendo radicalmente reformulada” (SOARES; CARDOSO; MUELLER, 2022, p. 3). Esses nascidos na era digital, desde a mais tenra idade, têm lidado com os aparelhos digitais, acessam aplicativos, realizam downloads e assistem intensamente vídeos publicados em diversos sites de streaming, de modo que essas narrativas consumidas passam a compor o imaginário desses indivíduos, estabelecendo-se enquanto elemento possuidor da capacidade de impactar sua formação, pois ainda que de maneira implícita essas ferramentas digitais estão dentre as referências primeiras que o público infantil possui de diversos aspectos do mundo. Conquanto este possa ser um processo indesejado, trata-se de uma realidade que não podemos negar. Ao considerá-la, devemos pensar que a educação diante do ambiente digital requer uma compreensão holística dos novos tipos de linguagens dispersas na rede, e sua implicação nos processos de construção do conhecimento. Diante disso, propomos algumas reflexões: como entender esse novo contexto e seus impactos na formação de uma geração que desde cedo entra em contato com as telas? De que forma podemos ensinar história para esse público nascido numa sociedade cada vez mais imersa no ambiente digital? A fim de tentar responder essas questões, buscaremos ter por foco a relação das mídias audiovisuais e o ensino, para, então, afunilarmos essa discussão até o ensino de história propriamente dito, refletindo sobre a formação da consciência histórica a partir da contribuição de Jörn Rüsen (2001) e Guilherme Moerbeck (2018). Assim, traremos à baila questões sobre a História Antiga nesse meio, evocando discussões centrais a respeito da renovação dessa disciplina, buscando propor práticas que dialoguem mídia e ensino.

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