A educação midiática é de suma importância para a construção do conhecimento dos estudantes e para o aprimoramento das habilidades docentes, pois engloba uma série de competências sociais e educacionais. Apesar dos desafios que podem dificultar o acesso à tecnologia, é fundamental reconhecer que essa ferramenta é primordial na sociedade atual, uma vez que prepara os alunos para atuarem como participantes ativos em um mundo digital. Este artigo tem como objetivo analisar a importância e os desafios da educação midiática nas práticas pedagógicas de língua estrangeira. Para tanto, serão enfatizadas algumas competências essenciais, tais como: acesso, análise, criação e participação crítica em todas as suas formas, bem como a aprendizagem do aluno e a atuação do professor frente ao uso desta abordagem. Nesse sentido, será possível destacar as possibilidades que essa prática oferece para o ensino de línguas, uma vez que não apenas proporcionará aos alunos a habilidade de se comunicarem com pessoas de outras partes do mundo, mas também lhes concederá um desenvolvimento saudável com a tecnologia. Através de uma ampla pesquisa bibliográfica e estética, serão analisadas as contribuições teóricas de autores como Citelli (2014), Freire (1968, 1980, 1984, 1986 e 2000), Junquer (2012), Martín Barbero (2014), Wilson (2013), entre outros, visando compreender a complexidade dessa abordagem. Dessa forma, será possível entender as contribuições desse uso nas práticas de ensino, bem como suas implicações na aprendizagem, tanto no que diz respeito ao aprimoramento da ferramenta, quanto à necessidade de orientar os alunos quanto à melhor forma de explorar esse meio. É fundamental compreender que a educação midiática é um fator crucial para o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais, e deve ser encarada como uma ferramenta indispensável para a formação dos alunos e dos professores em uma sociedade digital.