Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DOS APOIOS PEDAGÓGICOS AO ACOMPANHAREM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95641
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1310
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DOS APOIOS PEDAGÓGICOS AO ACOMPANHAREM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES"
    "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do espectro autista (TEA) na sala de aula regular é desafiadora em vários cenários educacionais por todo o globo, porém não deve ser vista como um desafio inalcançável. Este texto foi construído pela iniciativa dos apoios pedagógicos da Escola Municipal Divina Providência em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco em comunicar suas vivencias ao acompanharem estudantes com TEA na escola e sala de aula regular. O Relato de Experiência está estruturado com etapas diferenciadas sobre os dois discentes, garantindo a individualidade dos fatos em relação a cada estudante. A primeira criança que frequentava o infantil 5 “B”, no turno da tarde e apresentava dificuldades em relação as atividades de sala e em sua praxia fina levando os apoios junto com a professora regente a se utilizarem de negociações, entre atividades e brinquedos para estimular o estudante a participar das atividades, também o brincar com massinhas de modelagem, para que fortalece o tônus da mão do discente e facilitando a participação na execução delas. O segundo estudante frequentava o 2° ano “B”, no turno da manhã e tinha dificuldades em socializar com o ambiente escolar e de interagir com os colegas de turma, primeiramente, foi feito uma exploração no ambiente escolar, esta dinâmica teve a duração em torno de quatro meses, para que o estudante se habituasse na escola, já em sala a socialização com os colegas era trabalhada usando seus reforçadores e trazendo um coleguinha para ele fazer contato visual explicando quem estava em sua frente, com esta mediação acontecendo constantemente, tivemos resultados excelentes, pois começou interagir a seu modo com a sala e colegas. É notório o impacto que as estratégias que os apoios tiveram junto com a professora regente no processo de inclusão dos discentes com TEA no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1561_TB1310_21102023154745.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE LOURENÇO NOGUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE"
    "autor_email" => "nougueira2001@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE NOVOS HORIZONTES (NOVOS HORIZONTES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95641
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1310
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DOS APOIOS PEDAGÓGICOS AO ACOMPANHAREM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES"
    "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do espectro autista (TEA) na sala de aula regular é desafiadora em vários cenários educacionais por todo o globo, porém não deve ser vista como um desafio inalcançável. Este texto foi construído pela iniciativa dos apoios pedagógicos da Escola Municipal Divina Providência em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco em comunicar suas vivencias ao acompanharem estudantes com TEA na escola e sala de aula regular. O Relato de Experiência está estruturado com etapas diferenciadas sobre os dois discentes, garantindo a individualidade dos fatos em relação a cada estudante. A primeira criança que frequentava o infantil 5 “B”, no turno da tarde e apresentava dificuldades em relação as atividades de sala e em sua praxia fina levando os apoios junto com a professora regente a se utilizarem de negociações, entre atividades e brinquedos para estimular o estudante a participar das atividades, também o brincar com massinhas de modelagem, para que fortalece o tônus da mão do discente e facilitando a participação na execução delas. O segundo estudante frequentava o 2° ano “B”, no turno da manhã e tinha dificuldades em socializar com o ambiente escolar e de interagir com os colegas de turma, primeiramente, foi feito uma exploração no ambiente escolar, esta dinâmica teve a duração em torno de quatro meses, para que o estudante se habituasse na escola, já em sala a socialização com os colegas era trabalhada usando seus reforçadores e trazendo um coleguinha para ele fazer contato visual explicando quem estava em sua frente, com esta mediação acontecendo constantemente, tivemos resultados excelentes, pois começou interagir a seu modo com a sala e colegas. É notório o impacto que as estratégias que os apoios tiveram junto com a professora regente no processo de inclusão dos discentes com TEA no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1561_TB1310_21102023154745.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE LOURENÇO NOGUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE"
    "autor_email" => "nougueira2001@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE NOVOS HORIZONTES (NOVOS HORIZONTES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do espectro autista (TEA) na sala de aula regular é desafiadora em vários cenários educacionais por todo o globo, porém não deve ser vista como um desafio inalcançável. Este texto foi construído pela iniciativa dos apoios pedagógicos da Escola Municipal Divina Providência em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco em comunicar suas vivencias ao acompanharem estudantes com TEA na escola e sala de aula regular. O Relato de Experiência está estruturado com etapas diferenciadas sobre os dois discentes, garantindo a individualidade dos fatos em relação a cada estudante. A primeira criança que frequentava o infantil 5 “B”, no turno da tarde e apresentava dificuldades em relação as atividades de sala e em sua praxia fina levando os apoios junto com a professora regente a se utilizarem de negociações, entre atividades e brinquedos para estimular o estudante a participar das atividades, também o brincar com massinhas de modelagem, para que fortalece o tônus da mão do discente e facilitando a participação na execução delas. O segundo estudante frequentava o 2° ano “B”, no turno da manhã e tinha dificuldades em socializar com o ambiente escolar e de interagir com os colegas de turma, primeiramente, foi feito uma exploração no ambiente escolar, esta dinâmica teve a duração em torno de quatro meses, para que o estudante se habituasse na escola, já em sala a socialização com os colegas era trabalhada usando seus reforçadores e trazendo um coleguinha para ele fazer contato visual explicando quem estava em sua frente, com esta mediação acontecendo constantemente, tivemos resultados excelentes, pois começou interagir a seu modo com a sala e colegas. É notório o impacto que as estratégias que os apoios tiveram junto com a professora regente no processo de inclusão dos discentes com TEA no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.