Este trabalho tem como finalidade estimular os discentes a refletirem sobre temáticas transversais que estão em evidência para além da escola, como Bullying, redes sociais, identidade de gênero, homofobia e saúde mental, além disso, promover a reflexão que possa levar à mudança de comportamentos que causam prejuízos para si ou para outros. Para tanto, como corpus de análise, utilizamos os registros das ações realizadas pela equipe pedagógica do IFPB Campus Patos juntamente com os discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Como embasamento teórico, utilizamos as contribuições de Alves (2004), Delors (2017), Machado (2008), Zabala (2002), além dos documentos normativos oficiais como as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2013) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Partimos da premissa que a função da escola é possibilitar a formação do sujeito durante o processo de construção da liberdade de pensamento e do senso crítico, mas para que isso aconteça é necessário aproveitar todas as oportunidades que o discente apresenta no espaço escolar e fora dele. Enquanto educadores, nos preocupamos em ofertar uma educação pública e de qualidade que preza por melhores condições de ensino e aprendizagem, mas que também se preocupa com a formação crítica e humanística dos nossos estudantes. As ações que foram promovidas, não só agregam conhecimentos, como também contribui para que o aluno repense suas práticas e comportamentos dentro e fora do ambiente escolar. A transversalidade e interdisciplinaridade têm como eixo educativo a proposta de uma educação comprometida com a cidadania, conforme defendem os documentos que regem a educação brasileira.