Nosso trabalho busca compreender se o modelo dos folders ao apresentar temas, é uma metodologia viável para a aprendizagem e como um meio alternativo de divulgação científica. Para isso, foi previamente produzido folders sobre o tema de descarte inadequado de fármacos como atividade em sala de aula da disciplina de Metodologia do Ensino de Química I do IFRN – Campus Currais Novos. Este trabalho se tornou uma extensão dessa atividade. Sendo os folders um modelo lúdico e prático dentro de um contexto educacional que utiliza imagens e textos objetivos e de fácil compreensão com capacidade de sistematizar o conhecimento de forma atrativa para o leitor. Por essa razão, utilizamos os folders produzidos como material para uma pesquisa acadêmica, buscando compreender se eles possuem capacidades de ensino-aprendizagem e disseminação de conceitos científicos no meio escolar, partindo da ótica dos professores das instituições Tristão de Barros e o Instituto Vivaldo Pereira da cidade de Currais Novos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa utilizando um questionário online de 09 (nove) questões. O prazo para os docentes responderem foi de uma semana. Os dados obtidos dessa pesquisa mostram que apenas 6 (seis) dos 34 (trinta e quatro) professores que a pesquisa alcançou participaram, o que corresponde a 17,6% das respostas recolhidas. Os resultados obtidos mostraram que, segundo a ótica dos professores de ambas as instituições, os folders possuem capacidades de ensino-aprendizagem e comunicação científica por se tratar como uma apresentação breve e lúdica ao conteúdo proposto pelo material.